pube
Geral

Novo tipo de café conilon será apresentado em Cachoeiro

por Assessoria de Imprensa

em 25/06/2019 às 19h09

2 min de leitura

Novo tipo de café conilon será apresentado em Cachoeiro

Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim foi escolhido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para receber o lançamento de um novo tipo de café conilon, a cultivar “Conquista ES 8152 ”.

O evento será realizado nesta quarta-feira (26), na Fazenda Experimental Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), a partir das 8h.

Obtida por meio de programa de melhoramento genético, a nova cultivar tem como características principais ampla base genética, rusticidade e adaptação aos diferentes ambientes do Espírito Santo.

pube

Essas e outras vantagens desse grão serão apresentadas no evento, em palestra técnica ministrada por pesquisador do Incaper. Aberto ao público, o lançamento também terá degustação orientada de cafés e distribuição de sementes.

A cafeicultura do conilon é a principal atividade agrícola na maioria dos municípios localizados nas partes mais quentes do estado. Em Cachoeiro, ela está presente em 90% das propriedades rurais com lavouras de café.

A nova variedade trará maior segurança aos produtores e contribuirá para a sustentabilidade da atividade cafeeira.

“Mesmo com a evolução exitosa, nesses últimos 30 anos, na produção e na qualidade do conilon capixaba, existem desafios para a pesquisa científica, no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que ofereçam maior segurança aos produtores, sobretudo, diante das incertezas climáticas e do mercado da densa cadeia do café ”, avalia o gerente de agricultura da Semai, Josué de Castro Corrêa.

O secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão, ressalta que a cultivar “Conquista ES 8152 ” representa mais uma importante contribuição do Incaper para o desenvolvimento da cafeicultura.

“Mais produtiva em, pelo menos, 50% que os clones utilizados atualmente e mais resistente à seca, essa cultivar está sendo lançada num momento importante para a renovação dos nossos cafezais e vai contribuir para a melhoria da produtividade e da renda dos agricultores ”, pontua.

Concurso de qualidade

Ainda durante o evento, a Semai fará uma apresentação sobre o 7° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Cachoeiro, para incentivar a participação dos cafeicultores presentes. O regulamento será publicado no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!