Qua, 23 de Set
×

Busca

SENAR AGOSTO 2020

Homenagem


Profissionais ligados à produção de café são homenageados

Por Redação SafraES
30/10/2018 0h00

Nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa (Ales) promove sessão solene em homenagem à cadeia produtiva do café, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técncia e Extensão Rural (Incaper) estão entre os homenageados. O evento foi solicitado pela deputada Luzia Toledo (MDB) e será transmitido ao vivo pela TV Assembleia.

A partir das 15 horas, haverá uma exposição de sementes de café feita pelo Incaper. Também será feita uma degustação de café arábica e conilon. Ambos em frente ao Plenário Dirceu Cardoso. A Diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, lembrou que este é um ato de valorizar o serviço público. “Nós temos quase 62 anos de uma trajetória brilhante quando se fala em cafeicultura. Ninguém faz nada sozinho e os servidores, ao longo de sua história, fizeram um trabalho excelente em equipe. Um trabalho mensurável e que fez o café capixaba ganhar qualidade e produtividade, que são fundamentais neste mundo cada vez mais globalizado em que vivemos e na qualidade de vida das famílias rurais”.

Durante a solenidade será entregue a Comenda do Mérito Dário Martinelli, que foi criada neste ano pela Resolução 5.291/2018 para homenagear os profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café. Três servidores do Incaper serão homenageados: Abraão Carlos Verdin Filho, Fabiano Tristão Alixandre e Romário Gava Ferrão.

O Espírito Santo, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é o segundo maior produtor de café do Brasil. A entidade aponta que, até o final de 2018, serão produzidas 8,8 milhões de sacas de café conilon e 4,6 milhões de café arábica.

Verdin, Romário e Fabiano serão homenageados pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cafeicultura capixaba. (*Montagem de fotos Divulgação)

Dário Martinelli

Martinelli foi considerado o “pai do conilon” no Espírito Santo, em função de esforços feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60. Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015. (*Fonte: AssCom Incaper)

Lista de homenageados

  1. Adauto Orletti
  2. Antônio Joaquim de Souza Neto
  3. Athayde Armani
  4. Bento Venturim
  5. Carlos André Santos de Oliveira
  6. Carlos Renato Alvarenga Theodoro
  7. Abraão Carlos Verdin Filho
  8. Deneval Miranda Vieira
  9. Deputado Federal Evair Vieira de Melo
  10. Egídio Malanquini
  11. Ernesto Moreira Pachito
  12. Fabiano Tristão Alixandre
  13. Familiares de Dário Martinelli
  14. Flavio Protásio
  15. Frederico de Almeida Daher
  16. Gérson Camata
  17. Governador Paulo Cesar Hartung
  18. Jair Coser
  19. Jônice Tristão
  20. Jorge Luiz Nicchio
  21. José Cláudio Carvalho
  22. Júlio da Silva Rocha Júnior
  23. Marcos Moulin Teixeira
  24. Pedro Carnielli
  25. Pedro Scarpi Melhorim
  26. Romário Gava Ferrão
  27. Ronald Mansur
  28. Ruy Dias de Souza
  29. Sélia Martinelli (viúvade Dário Martinelli)
  30. Wanderlino Medeiros Bastos

Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web