pube
Indicação Geográfica

Encontro sobre IG estimula cafeicultores a melhorar a qualidade do café

por Redação Conexão Safra

em 14/01/2019 às 18h52

4 min de leitura

O objetivo da OCB/ES sempre é o de ampliação de negócios, produtividade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas Cooperativas Capixabas, sendo que um dos nossos carros-chefes é o café Conilon, que está entre os melhores do Brasil.


Esta foi a pauta do encontro que reuniu, no último dia 10, o Comitê Gestor da Indicação Geográfica do café Conilon, representada por diversas cooperativas do segmento agro, o Sistema OCB/ES e o Sebrae/ES.


Tomar um cafezinho e sentir aquele aroma e sabor inconfundível, típico das melhores bebidas, isso não tem preço. Parece papo de degustar, mas não é, a tendência do consumidor brasileiro é saber cada vez mais sobre as características, origem e qualidade dos produtos. Por isso, os cafés especiais estão conquistando o paladar dos brasileiros. O principal atrativo deles é a valorização no mercado.


“Estou dentro da Cooabriel há 38 anos e vi essa evolução, hoje chegamos uma evolução e nossa qualidade é muito boa, o que acontece hoje é o resultado de muito trabalho, o capixaba é um homem de resistência. E agora mais esse avanço, nós vamos poder vender o café direto da propriedade do produtor com nosso selo de qualidade ”, com essa fala o Presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza, o Toninho, encorajou todos os participantes e ratificou a importância do diálogo e união.

pube




Em várias regiões do Brasil tem crescido a importância do selo de Indicação Geográfica, que traz contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo regional, pois proporcionam o real significado de criação de valor local.


E encontros como este são valiosos para essa evolução, é o que revela a analista do Sebrae/ES, Karla Cardoso de Lima, “todas as cooperativas de café conilon estavam presentes na reunião, a Superintendência da OCB/ES e do Sebrae/ES também nos valorizando. Assim podemos definir várias vertentes para o futuro da identificação geográfica. O empenho dos superintendentes do Sebrae/ES OCB/ES, Pedro Rigo e Carlos André Santos de Oliveira, só tende a fortalecer o desenvolvimento dos pequenos negócios ”, afirmou.


Já o Superintende do Sebrae/ES, Pedro Rigo, reiterou seu compromisso com o cooperativismo: “nas cooperativas encontramos projetos importantes e que são motores do impulsionamento econômico. Hoje, depois da minha passagem pela OCB/ES, tenho ainda mais sensibilidade com esse segmento e reafirmo meu compromisso com os cooperados ”, assegurou.


As mudas cultivadas de café em regiões privilegiadas, aliadas ao uso de tecnologia de ponta, são ingredientes que enriquecem o sabor e amora avantajado. Grãos de qualidade determinadas pelos fatores geográficos faz destes cafés um dos melhores do mundo.


O Presidente da Cafesul, Carlos Renato Alvarenga Theodoro, enalteceu a iniciativa que pretendem assegurar a ótima produtividade: “O nosso café já foi premiado como o melhor conilon do Brasil. Vamos mandar amostras dele para Japão e Coreia. Esse processo de indicação geográfica dará uma chancela a mais a nossa qualidade. Antigamente o nosso café era visto de baixa qualidade e agora tanto o coniln como o arábica têm excelente qualidade. Um avanço muito grande com o apoio do Sebrae/ES e OCB/ES ”, agradeceu.


Gilliarde Cardoso, técnico da Coopeavi também explanou o sentimento de alegria em ver a produção e qualidade dos cafés capixabas subirem: “O café capixaba, tanto o conilon quanto o arábica tem ganhado o mundo, e isso só foi possível através de um conjunto das cooperativas, da OCB/ES e demais órgãos e instituições públicas e privadas. Um trabalho sério e pensando a longo prazo. Com planejamento vamos fazer uma curva crescente e nos manteremos no topo ”, garantiu.


E o Espírito Santo vem na vanguarda desse modelo, garantindo para o Estado o símbolo de referência de qualidade deste produto, e isso também se deve ao conhecimento técnico a nível de informações sobre como processar e beneficiar o conilon que confere a ele uma melhor qualidade.


Esse conhecimento técnico dos produtores é que assegura o diferencial do café capixaba, é que apresentou o chefe da área de pesquisa do Incaper Luiz Carlos Prezotti: “temos muitos a contribuir nessa empreitada porque temos uma constituição de técnicos para que eles possam elevar o nível de produção e qualidade e se integrar a programas como este, do Identificação Geográfica, que está sendo colocado aqui em parceria com o Sebrae/ES e OCB/ES ”, revelou.


E a OCB/ES é ator fundamental para essa evolução, propondo melhorias, oferecendo assessorias e consultorias e garantindo articulação com órgãos técnicos e políticos para prestação de serviços e capacitação, pensando no desenvolvimento desses negócios. (*Fonte: OCB-ES)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!