pube
Lançamento

Safrinha: o agro capixaba em quadrinhos

Educação e entretenimento. Editora da Revista Safra ES lança episódios digitais quinzenais durante o distanciamento social. Histórias reais do agro serão recontadas

por Redação Conexão Safra

em 30/04/2020 às 17h57

3 min de leitura

Safrinha: o agro capixaba em quadrinhos

O agro capixaba em abordagens
e personagens reais e com a ludicidade das Histórias em Quadrinhos (HQs). A Contexto Consultoria e Projetos, editora da Revista Safra ES, antecipou
o lançamento da versão digital da revista “Safrinha ”, levando educação para crianças, além de diversão para jovens e adultos neste período de quarentena. A edição número 1 está disponível aqui no site.

O pano de fundo das histórias é a redação da Revista Safra ES. A partir deste cenário, a “equipe de reportagem ” contará histórias do agronegócio do Estado do Espírito Santo, e, assim como na revista, os protagonistas sempre serão os produtores rurais.

pube

A proposta da “Safrinha ” é lançar uma história a cada 15 dias ao longo de 15 meses, em uma primeira temporada. Nos episódios, serão trabalhadas de maneira transversal questões ligadas à cooperação (como associativismo e cooperativismo), sucessão familiar, gestão da propriedade, sustentabilidade, economia solidária, agroecologia, eventos agro e dias de campo, por exemplo.

A criação dos personagens e as ilustrações foram idealizadas
a partir de técnicas elaboradas por ilustração digital e que também servirão como base para um futuro projeto de animação. O ilustrador responsável é José Ricardo Pereira, autor da capa do Anuário do Agronegócio Capixaba.

A editora Kátia Quedevez destaca que o projeto “Safrinha ” seria executado somente a partir de junho, mas foi antecipado tendo em vista o cancelamento das iniciativas da Safra ES previstas para o primeiro semestre, além do adiamento de eventos agro do calendário estadual, que envolveriam aglomeração de pessoas.

“Nós antecipamos a ‘Safrinha’ para dar um pouco de alento e alegria às famílias, levando educação para crianças, jovens e adultos que curtem historinhas em quadrinhos e do agro ”, destaca Kátia.

A jornalista acrescenta que, em tempos de recolhimento e isolamento social, a proposta da HQ é oferecer à sociedade uma contribuição positiva, com informações sobre o agronegócio do Espírito Santo, de forma lúdica e divertida.

“A vida no campo é recheada de boas histórias. E o detalhe é: queremos contar histórias reais dos nossos produtores rurais
em formato de quadrinhos. O objetivo é estimular a leitura, desconstruir essa ideia do caipira, do “Jeca Tatu ”. Mostrar ao homem do campo e à toda a sociedade a importância que o produtor tem. Essas histórias já são contadas na Safra e serão recontadas agora na Safrinha ”, finaliza Kátia Quedevez.

Parcerias- A continuidade da “Safrinha ”, com o compartilhamento dos episódios e a distribuição gratuita da edição impressa, vai depender do apoio e de parcerias junto a empresas públicas e privadas e da contribuição espontânea dos próprios leitores. Como o lançamento do projeto foi antecipado, a própria equipe está viabilizando ações de financiamento coletivo e uma campanha comercial entre empresas e pessoas.

José Ricardo Pereira, de Cachoeiro de Itapemirim, desenha desde os seis anos e atua profissionalmente há 23. (*Foto: Divulgação)

*SIGA SAFRINHA NO INSTAGRAM para continuar por dentro das novidades!
@safrinhahq

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!