Qua, 11 de Dez
×

Busca

Lançamento


Tem sabor capixaba em projeto inédito da Nescafé lançado durante a SIC 2019

"Torra de Autor" traz luz ao trabalho de seis mestres de torra e destaca a importância do processo para um café de alta qualidade. Profissionais selecionaram grãos de produtor de Afonso Cláudio

Por Redação SafraES
20/11/2019 22h00
Atualizado em 5/12/2019 13h33

*Divulgação SIC

Durante a Semana Internacional do Café 2019, que começou hoje e vai até a próxima sexta (22), em Belo Horizonte, a Nescafé apresenta um projeto inédito com o objetivo de difundir e desenvolver a função do mestre de torra no processo de produção do café: Torra de Autor.

Há alguns meses, a marca se uniu a alguns dos melhores mestres do país e lançou um projeto para tangibilizar o poder da torra para o consumidor: um mesmo grão, seis diferentes cafés. Então, a partir de um mesmo grão, os profissionais desenvolveram seis diferentes variedades de cafés.

Os mestres de torra participantes são: Bruna Mussolini, Donierverson dos Santos, Hugo Wolff, Leandro Paiva, Tiago de Mello e Thiago Sabino. Juntos, eles escolheram o grão do produtor Luciano Pimenta, de Vila Pontões (Afonso Cláudio), das Montanhas do Espírito Santo.

Depois da escolha, os seis mestres torraram a sua autoria e aplicaram seus conhecimentos e técnicas específicas para aquele grão – despertando todo o potencial que aquela matéria-prima tinha a oferecer como sabor, corpo e personalidade.

“O café do produtor capixaba é delicioso, super frutado. Imprimi minha feminilidade e busquei trazer essa delicadeza para a xícara”, disse Bruna durante o lançamento oficial hoje à tarde, no estande da Nescafé.

Mestre Bruna Mussolini. (*Fotos: Leandro Fidelis)

Outro mestre de torra que assina a novidade, Donieverson destacou a complexidade do café de Luciano Pimenta. “É um café muito complexo, doce, e meu perfil de torra traz acidez. Sou novo no mundo do café e é uma honra integrar este grupo”.

Já o mestre Hugo Wolff afirma que buscou explorar a origem do café para imprimir “limpeza na xícara”.

Capricho
O cafeicultor Luciano Pimenta não pôde comparecer ao lançamento em Belo Horizonte, mas falou com a reportagem da Safra ES por telefone.

O sítio do produtor fica localizado no Córrego da Liberdade, a 1.050m de altitude, onde a produção de especiais teve início em 2011. Em média, são colhidas anualmente 50 sacas/hectare.

Segundo Pimenta, a região tem por característica cafés adocicados e achocolatados. Os grãos selecionados para o “Torra de Autor” são de panha seletiva, lavados, despolpados e deixados em caixa de desmucilação. A secagem ocorre em terreiro suspenso.

O cafeicultor Luciano Pimenta, de Afonso Cláudio, é parceiro da Nescafé no projeto. (*Divulgação)

“Quero agradecer à Nestlé pela oportunidade. É uma chance única para nós produtores, que recebem bem por esses cafés. O novo projeto é exemplo claro de que quem faz coisa boa, vai conseguir preço bom”, diz o cafeicultor.

A diretora de Cafés da Nestlé Brasil, Rachel Müller, afirmou que a marca tem uma grande responsabilidade em conectar o consumidor à cadeia do café, explicando tudo o que existe por trás de cada xícara de café.

“O trabalho que estamos fazendo em Gold é uma das etapas dessa cadeia e faz parte do conceito ‘Valorize sua xícara’ criado pela Nescafé no início deste ano”, explica.

Palestras e workshops
Ainda durante a Semana Internacional do Café, Nescafé preparou uma agenda intensa e completa de palestras e workshops.

Em seu espaço exclusivo, a marca traz workshops especiais, ministrados por Gisele Coutinho (Pura Caffeina) sobre o mundo dos cafés. É a oportunidade de os visitantes aprenderem um pouco mais sobre como coar um café da forma ideal e como descobrir as notas sensoriais da bebida mais consumida no país.

Além disso, a programação ainda conta com painéis com profissionais do setor e degustação das linhas Nescafé, inclusive do projeto Torra de Autor.

A programação Nescafé ainda conta com o Torra Experience, quando os mestres de torra participantes do “Torra de Autor” contarão sobre o desenvolvimento do projeto e as variedades de cafés encontradas. O painel especial acontece nesta quinta-feira (21), das 17h às 19h. (*Com informações da assessoria de imprensa da Nescafé)


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web