pube
Meio Ambiente

Cooperativa investe em reciclagem em Santa Maria de Jetibá

Coopeavi inicia gerenciamento de resíduos recicláveis em Santa Maria de Jetibá como parte das ações do projeto “Natureza Nossa”

por Assessoria de imprensa Coopeavi

em 18/03/2021 às 10h38

3 min de leitura

Cooperativa investe em reciclagem em Santa Maria de Jetibá

Os resíduos de produção (plástico, papel e madeira) na fábrica de rações da Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá (ES), agora têm destinação certa. A cooperativa investiu em uma máquina compactadora e já começou a comercializar o material prensado para empresas de reciclagem. Na última segunda-feira (15), foram vendidas 1,08 tonelada de plásticos e 1,6 t de papelão, totalizando mais de 2,7 t de lixo reciclável.

Na primeira quinzena de março, a máquina prensou três bags entre 200 kg e 300 kg cada (Foto: divulgação/Coopeavi)

O gerente regional de Nutrição Animal, Ederson Abeldt, conta que a ideia surgiu da dificuldade de realizar a destinação correta de resíduos na unidade de produção. “Muitas vezes, plástico, madeira e papel iam para aterros sanitários ou eram doados para a prefeitura. Diante da necessidade e com apoio do Instituto Coopeavi, projetamos o gerenciamento desses resíduos e sentimos que estamos aptos a cumprir nossa responsabilidade socioambiental ”, diz.

pube

Na primeira quinzena deste mês, a máquina prensou três bags entre 200 kg e 300 kg cada, deixando os materiais pré-prontos para as empresas de recicláveis, que pagam mais caro por isso. Um colaborador da cooperativa é o responsável pela triagem na fábrica de rações.

Segundo Abeldt, a venda dos resíduos vai gerar recursos a serem revertidos em outras ações socioambientais e também em benefícios para a fábrica, como a compra de TV para o refeitório, móveis ou cestas básicas para as instituições sociais. Dentro de um ano, um comitê vai decidir como será a aplicação dos recursos. “É um projeto bem inovador. Em Santa Maria é a primeira empresa que pensa nesse sentido. A ideia é que a iniciativa se multiplique em outras unidades da cooperativa ”.

Venda dos resíduos vai gerar recursos a serem revertidos em outras ações socioambientais e também em benefícios para a fábrica (Foto: divulgação/Coopeavi)

O gerenciamento de resíduos é mais uma ação do projeto “Natureza Nossa ”, do Instituto Coopeavi. O projeto tinha como principal atividade a recuperação de áreas degradadas com a participação de estudantes do município e, a partir deste ano, vai abranger não somente o gerenciamento de resíduos como também todas as ações ambientais da cooperativa.

A bióloga do Instituto Coopeavi, Marcela Takiguti, explica que a ampliação do ‘Natureza’ foi um pedido da diretoria e dos executivos para fortalecer as ações socioambientais da cooperativa. “Todas ações ambientais terão a carinha do ‘Natureza Nossa’, a exemplo da recuperação de nascentes, dos cuidados com a água e dos projetos de educação ambiental junto a cooperados e colaboradores. Dessa forma, a Coopeavi faz uma compilação das atividades para divulgar ainda mais na comunidade o que faz na área socioambiental ”, finaliza.

Sobre a Coopeavi &ndash, A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964, atualmente conta com mais de 17 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Em 2015, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil. Já em fevereiro de 2019, incorporou a Veneza, passando a atuar também no ramo de laticínios.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!