Ter, 4 de Ago
×

Busca

AGUA LIMPA TOPO

Meliponicultura


Incentivo à união de criadores de abelhas sem ferrão em Serra

No município, são cerca de 50 criadores, e a produtividade é de 10 toneladas de mel ao ano. O mel produzido pelas abelhas sem ferrão é valorizado no mercado nacional

Por Site Prefeitura
27/07/2020 14h19
Atualizado em 29/07/2020 22h13

Seap incentiva a união de criadores de abelhas sem ferrão
Foto: Pixabay


A Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra está fomentando a criação de uma associação de meliponicultores, que são criadores que atuam com abelhas sem ferrão, no município.

O mel produzido pelas abelhas sem ferrão é valorizado no mercado nacional. O quilo custa até quatro vezes mais se comparado ao produzido pelos animais com ferrão. Além disso, está sendo muito utilizado por renomados chefs de cozinha, por conta do sabor peculiar.

No município, são cerca de 50 criadores, e a produtividade é de 10 toneladas de mel ao ano. O produto vem do néctar de plantas como a assa-peixe, camará, café conilon, aroeira, entre outras.

Segundo o titular da Seap, Jean Cassiano, a atividade pode resultar em um lucro de R$ 80 mil por ano para o apicultor já com experiência. Geralmente, os produtores já começam a recuperar o investimento feito no segundo ano. No início, a produção oferece lucro de três salários mínimos, em média.

Jean pontua que a formação de uma associação fortalece o trabalho dos criadores, já que terão maior poder de compra e acesso a produtos e serviços mais baratos. Além disso, um grupo organizado também tem melhores condições de fazer reenvindicações para o setor.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web