Sex, 10 de Jul
×

Busca

AGUA LIMPA TOPO

Pecuária


Cuidados reforçados durante período de vacinação contra febre aftosa

Pecuarista, saiba como proteger o rebanho sem descuidar da saúde

Por CNA Brasil
19/05/2020 14h45

(Foto: *Divulgação)

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo terá prazo maior: de 1º de maio a 30 de junho, em virtude da pandemia do novo Coronavírus. E por este motivo os cuidados devem ser redobrados nas propriedades rurais para que seja um período de prevenção ao rebanho e, principalmente, aos trabalhadores e produtores no campo.

Devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES) orientam os produtores que, ao se deslocarem das propriedades para compra de vacinas usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado de dois metros.

Segundo o presidente do Fepsa-ES, Neuzedino Alves de Assis, as atividades continuam normais dentro das propriedades rurais e é necessário estar atento. "As vacinações serão mantidas por se tratar de uma atividade essencial, mas devido a pandemia é fundamental adotar as devidas precauções para a saúde humana, usando máscaras, reforçando a higienização e também mantendo distância", pontua.

Neuzedino pede que os produtores optem declarar a vacinação junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) de forma on-line. Caso não seja possível, reforcem os cuidados ao ir presencialmente nos escritórios.

Declaração on-line

Para comprovar a vacinação pela internet o produtor poderá realizar o procedimento em sua residência e de maneira segura. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec, com a utilização de login e senha fornecidos pelo Idaf, até 30/06/2020. Acesse aqui http://www.siapec.idaf.es.gov.br/siapecest/login.wsp

Caso o produtor tenha dificuldades no sistema on-line, ele entregará a declaração de vacinação devidamente preenchida e cópia legível da nota fiscal no escritório do Idaf. O servidor fará o lançamento no sistema posteriormente (e por ordem de recebimento). É obrigatório que conste o telefone do produtor rural para contato, caso haja algum problema no lançamento.

Mais informações com o Fepsa: (27) 3185-9225


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web