Qua, 25 de Nov
×

Busca

COOABRIEL TOPO - 111120

Pecuária


Habilitação para colheita e envio de amostras para exame de mormo agora é on-line

Por Assessoria de Comunicação Idaf
16/11/2020 16h45
Atualizado em 18/11/2020 20h51

*Divulgação Idaf

Nesta segunda-feira (16), foram abertas as inscrições para o curso on-line de habilitação de médicos-veterinários para realizarem os procedimentos de colheita e envio de amostras sorológicas para exames de mormo (doença que acomete os equídeos). O curso é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, no Espírito Santo, o procedimento é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-ES).

De acordo com a médica-veterinária do Idaf Adriana Rampinelli, responsável no órgão pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), os procedimentos de colheita de amostras sorológicas para os testes diagnósticos e encaminhamento aos laboratórios credenciados só é autorizado a médicos-veterinários previamente habilitados. “Isso significa que esses profissionais devem ser aprovados em capacitação específica sobre o PNSE, oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial, além de serem devidamente registrados no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Até o momento, esse curso era presencial, mas agora ele será oferecido no modo de ensino a distância (EaD)”, explicou Adriana Rampinelli.

O curso

O curso está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Embrapa (CLIQUE AQUI).

As inscrições são gratuitas e o curso tem início logo após a efetivação da inscrição. A capacitação é autoinstrucional, tem carga horária de 20 horas e os inscritos têm até 60 dias para concluírem as aulas.

O certificado estará disponível aos participantes que concluírem os módulos e capacitações e obtiverem, no mínimo, 70 pontos.

Ao final do curso, o interessado deverá enviar o certificado aos responsáveis pelo PNSE no Espírito Santo, para oficializar seu pedido de habilitação. Os e-mails para habilitação no estado são: sisa-es@agricultura.gov.br e sdsa@idaf.es.gov.br.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web