pube
Pesquisa

Café pode ajudar a combater obesidade e diabetes, afirma estudo

por Revista Galileu

em 02/07/2019 às 10h51

2 min de leitura

Café pode ajudar a combater obesidade e diabetes, afirma estudo

Para cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, o hábito de tomar café pode ir além da sensação de bem-estar e vigor matinal.Os pesquisadores descobriram que o consumo da bebida pode estimular o tecido adiposo marrom (BAT), conhecido como “gordura marrom ”. Esse tecido tem como função manter o calor e ajuda no controle de peso e na manutenção do nível de açúcar do sangue, o que poderia combater a obesidade e o desenvolvimento de diabetes.

“A gordura marrom trabalha de modo diferente do que outras gorduras do corpo e produz calor através da queima de açúcar e gordura, geralmente como resposta ao frio. Aumentar a sua atividade aumenta o controle de açúcar sanguíneo ”, explicou Michael Symonds, professor da Universidade de Nottingham.

pube

Os pesquisadores da instituição fizeram testes com células-tronco para determinar se a cafeína poderia estimular a gordura marrom. Uma vez encontrada a dose correta de cafeína, os testes passaram a ser feitos com humanos: nove voluntários saudáveis consumiram um sachê de 1,8 grama de café instantâneo dissolvido em 200 ml de água.

Com o uso de uma tecnologia de imagem inédita feita pela mesma equipe de cientistas, foi possível analisar os efeitos da bebida. “Do nosso trabalho anterior, sabíamos que a gordura marrom é localizada em grande parte na região do pescoço, então conseguimos analisar a imagem de alguém logo após de a pessoa tomar a bebida para ver se a gordura ficou mais quente ”, contou Symonds.

O estudo teve resultados positivos: as células tiveram atividade metabólica aumentada. Já nos indivíduos, a região do pescoço teve aumento de temperatura. Mas os cientistas ainda querem saber se a cafeína foi de fato o ingrediente responsável pelo estímulo ou se há outro componente por trás da ativação da gordura marrom. No momento, estão sendo realizados testes com suplementos de cafeína para verificar se o efeito causado é parecido com o que ocorre após a ingestão de café.

Reprodução


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!