Dom, 15 de Set
×

Busca

safra es

Política


Alfredo Chaves pode ser considerada Capital Nacional do Inhame

Por Agência Senado
28/08/2019 18h59
Atualizado em 11/09/2019 18h06

Divulgação

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (27) proposta que concede o título de Capital Nacional do Inhame ao município de Alfredo Chaves, na região serrana do Espírito Santo. O Projeto de Lei da Câmara 127/2018 é de autoria do deputado Lelo Coimbra (MDB-ES) que, em sua justificativa, ressaltou a alta produtividade da variedade do inhame produzida na região e a sua importância no cenário nacional. O projeto segue para sanção presidencial.

O inhame é um tubérculo oriundo da África e da Ásia que tem em sua composição as vitaminas A, B e C, além de amido, cálcio, carboidrato, proteína, potássio, ferro, fósforo e fibras. O produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias do distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O município é o maior produtor de inhame do país, com uma safra de 50 mil toneladas por ano.

A matéria foi relatada na Comissão de Educação (CE) pelo senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que reforçou a importância da produção do tubérculo até para a vida cultural da região.

“Anualmente, o município promove a Festa do Inhame. Durante o evento, há atividades como a Missa da Colheita com participação das comunidades vizinhas, abertura da exposição e comercialização de inhame e produtos típicos, almoço típico, shows de calouros, sorteios e premiações, shows de forró, e demais atividades que enfatizam a identificação da comunidade com a produção do inhame”, defende.

Para o relator na Comissão de Educação, senador Marcos do Val, atividades realizadas no município envolvendo a produção de inhame, enfatizam a identificação da comunidade e justificam a importância da data. (*Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web