Sáb, 27 de Fev
×

Busca

PREFEITURA DE ANCHIETA FEVEREIRO 2021

Política


Autopeças: 'Menos imposto para o produtor é alimento mais barato na mesa do consumidor', diz presidente da FPA

Governo reduziu de 16% para 2% a tarifa de produtos sem similares no Brasil; expectativa é que iniciativa incentive o agronegócio

Por Agência FPA
9/02/2021 15h52

O governo federal confirmou nessa última semana a redução de 16% para 2% na tarifa de importação incidente sobre autopeças para tratores, sem similares nacionais, não produzidas no Brasil. Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), a medida é positiva para o agro brasileiro.

“Estamos no caminho certo, essa atitude do governo federal vai impactar diretamente no bolso do produtor rural e também do consumidor, com isso, vamos ter alimentos produzidos de forma mais barata no país,” disse o parlamentar.

A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última terça-feira (2), pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, aponta que mais de 400 itens para tratores e caminhões entre pneus, câmbios, maçanetas, espelhos, motores, cabeçotes, válvulas (entre outros) serão beneficiados pela decisão.

*Foto: Divulgação FPA

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comemorou a decisão da Camex e avaliou a medida como oportunidade para gerar mais competitividade no agro. “Temos níveis excelentes de produtividade e essa redução na tarifa de autopeças de tratores vem para ajudar o setor a crescer em 2021 e, com isso, retomar a economia brasileira,” afirmou.

O pedido de isenção foi feito pelo setor privado. Segundo Ana Lúcia Gomes, diretora do Departamento de Comércio e Negociações Comerciais da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (MAPA), “a alegação é a inexistência de produção nacional no Brasil.”

Clique aqui e confira os produtos beneficiados.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2021. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web