pube
Política

Ministério da Agricultura autoriza laboratório de leite para ES

por Agência Congresso

em 18/09/2020 às 14h37

2 min de leitura

Ministério da Agricultura autoriza laboratório de leite para ES


Foto:
Agência Congresso

O Ministério da Agricultura autorizou hoje o funcionamento no Espírito Santo de um laboratório do leite pelo Idaf- Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES. A decisão garante aos 34 mil produtores capixabas maior competitividade.

pube

O anúncio foi feito pelo deputado federal e vice líder do governo na Câmara, Evair Melo (PP), após audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa. “A pecuária leiteira destaca-se por proporcionar renda mensal durante todo o ano para os produtores que fornecem leite em 90% dos municípios capixabas ”, disse o depputado.

Ele explicou ainda que essa atividade permite a permanência das famílias no meio rural: “Na avaliação semestral, no final de 2018 e início de 2019, o estado do Espírito Santo produziu 330 milhões de litros de leite em um rebanho de 213 mil cabeças de vacas ordenhadas, registrando produção média diária de 55 litros por propriedade ”, contou.

Nesta sexta- feira será publicada a portaria credenciando e licenciando o laboratório de leite. “Uma vitória depois de quase 12 anos de trabalho. É preciso parabenizar todos os envolvidos, mas, principalmente a equipe técnica do IDAF que superaram todos os entraves técnicos e burocráticos. Essa é uma conquista muito importante para o nosso Estado e principalmente para os produtores, nossas cooperativas e empresas ”, declarou.

O Laboratório de Leite irá prestar serviços de análise de amostras de leite cru para indústrias, cooperativas e produtores rurais. Essas análises permitem obter informações sobre a qualidade do leite e as condições do rebanho em relação a sanidade, nutrição, reprodução e genética, entre outros aspectos.

“Estou muito feliz em estar junto ao amigo e deputado federal, Evair de Melo, para dar está ótima notícia para todos os capixabas, que agora possuem um GDLAB autorizado pelo Ministério de Agricultura, um laboratório credenciado para fazer todas as análises de leite. Amanhã a autorização estará publicada e o Espírito Santo poderá realizar suas análises ”, relatou a ministra de Agricultura, Tereza Cristina.

Idaf

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) é uma autarquia do governo estadual, vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!