pube
Política

Nova Frente Parlamentar vai estimular agricultura familiar e orgânica do ES

A instalação da Frente é de autoria do deputado estadual Dary Pagung (PSB) que aposta na diversificação da produção agrícola familiar, implementando novos cultivos

por Assessoria de Imprensa

em 02/07/2019 às 10h38

2 min de leitura

Nova Frente Parlamentar vai estimular agricultura familiar e orgânica do ES

Reprodução

A agricultura é um dos pilares fundamentais para a economia capixaba, o setor ancorou 40,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2018, que registrou um aumento de 2,4%, comparado ao ano anterior, de acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Diante da importância do setor, o deputado estadual Dary Pagung (PSB) lança nesta quarta-feira (03), a Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica, no plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

“Grande parte da produção agropecuária é de base familiar, cultivados em propriedades rurais pequenas, voltada para o abastecimento local e em feiras que comercializam os produtos orgânicos como os que vêm dos pomeranos de Santa Maria de Jetibá ”, ressaltou o deputado.

Com a Frente Parlamentar instalada Pagung pretende torná-la itinerante indo aos locais de produção agrícola percorrendo o território capixaba, promovendo o crescimento do setor, apoiando as legislações: comercial, tributária e sanitária. Através dela será possível estabelecer capacitação, profissionalização e a educação ligada aos segmentos da agricultura. Além disso, o deputado informou que os próximos passos da Frente são estimular as diversificações da produção agrícola.

pube

“Tenho acompanhado de perto a implantação das oliveiras nas regiões de montanhas do Estado. Mais de 600 produtores estão sendo assistidos pelo Incaper. A produção de azeite extra-virgem, de baixa acidez com aroma e sabor únicos, diferentes dos que temos no mercado é uma realidade para os capixabas. E até 2030 o Espírito Santo pode ser tornar referência na produção de azeite ”, detalhou Pagung.

De acordo com o Incaper mais de 23 municípios são favoráveis ao cultivo das oliveiras, e a margem de produtividade estimada pode chegar a 10 toneladas por hectares, daqui a dez anos de produção. Pela análise econômica a receita liquida anual pode chegar a R$120 mil.

Serviço:

Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica

Quando: Dia 03 de julho, às 14h
Onde: Plenário Dirceu Cardoso, Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Palestra: Panorama/ perspectiva da olivicultura no Espírito Santo, com o extensionista do Incaper, o engenheiro agrônomo Carlos Sangali.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!