pube
Cafeicultura

2º Encontro da Pré-colheita do Café Conilon de Linhares reúne mais de 150 pessoas

O encontro faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café - Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Linhares

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 29/03/2019 às 19h05

5 min de leitura

2º Encontro da Pré-colheita do Café Conilon de Linhares reúne mais de 150 pessoas

Fotos: Divulgação AssCom PML

Mais de 150 pessoas se reuniram hoje no sítio Peruchi’s, em Baixo Quartel, para o 2º Encontro da Pré-colheita do Café Conilon. Os produtores, que já se preparam para a colheita do café, foram orientados sobre a melhor forma de preparação dos grãos, agregando qualidade e visibilidade comercial ao produto. O encontro faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café – Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, que tem apoio das empresas Syngenta/Casa do Adubo, Sicoob, Nestlé, Fimag e Sebrae.

Vários assuntos foram abordados no encontro: “Variedades de café Conilon e implantação de lavouras”, pelo técnico agrícola do Ifes Campus Santa Tereza (Incaper), Marciano Kaulz, “Manejo e conservação dos solos e das águas”, com o superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Frederico de Almeida Daher, “Manejo eficiente de pragas e doenças do café Conilon”, com o engenheiro agrônomo da empresa Syngenta, Marcelo Ribeiro, “Colheita e pós-colheita / Agregação de valor ao café”, com o engenheiro agrônomo do Cetcaf, Marcos Moulin Teixeira, “Mercado de café, com Sérgio Afonso Poltronieri, da Bryser café Exportação e Importação LTDA.

O superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Frederico de Almeida Daher, explicou que para ter um café de qualidade é preciso ficar atento a alguns cuidados. “A lavoura dos produtores de café do Espírito são verdadeiros jardins, mas na hora da colheita ele faz um verdadeiro desastre. Colhe café verde e fora de hora. E esse encontro hoje veio para alertar o produtor para que comece sua colheita um pouco mais pra frente, deixando o café madurar. Quem gosta de uma fruta verde? Todo fruto tem que ser colhido maduro. É claro que não dá para colher todo maduro, mas o quanto menos verde puder, melhor. O produtor também tem que colher uma quantidade por dia que dê para fazer a secagem, porque deixar no saco e colocar para secar dias depois, o resultado é um café de baixíssima qualidade e, pior ainda, perderá também em peso. É necessário fazer um planejamento de colheita para 75 / 80 dias com o objetivo de colher por dia o que dá para secar”, relatou.

pube

Frederico disse ainda que o produtor tem perdido R$ 60 por saca. “Se enche, por exemplo, o secador de 15 mil litros com o grão todo maduro, esse secador vai dá de 46 a 47 sacas de café pilado. Se colocar o mesmo café fermentando a 6, 10 dias dentro do saco, esse mesmo secador vai render só 38 sacas. O Brasil é hoje o maior produtor de café do mundo, maior exportador e, em 2018 passou a ser o maior tomador de café do mundo. Mas por quê passou a ser maior consumido? Porque melhoramos um pouco a qualidade. A população quer tomar café, mas café sem açúcar e sem adoçante, pois café que amarga não é café bom. São coisas simples que muitas vezes estamos desleixando”, pontuou.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, informou que dados do IBGE 2018 apontam Linhares como o maior produtor de café Conilon do estado. Explicou sobre as atividades do Programa Linhares Coffee, os treinamentos sobre as Técnicas de Qualidade do Café que atendeu a 45 produtores das regiões de Farias, Baixo Quartel, Japira e São Rafael, na Unidade de Referência em Qualidade de Cafés, na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e abordou as ações voltadas à cafeicultura, programadas para acontecer ainda este ano.

“A prioridade do prefeito Guerino Zanon sempre foi que desenvolvêssemos ações eficazes para fortalecer o setor agrícola do município. Dentre elas está a construção de mais de 1,4 mil caixas secas para armazenamento de água da chuva, a construção de oito barragens, sendo que duas delas estão em Baixo Quartel, com a primeira já entregue e a segunda em finalização. Agora, em abril, vamos levar 40 produtores à cidade de São Domingos do Norte para uma visita técnica a uma fazenda referência nacional na produção de café e, depois, outra visita na propriedade do vencedor do concurso Linhares Coffee 2018, para conhecermos o processo que levou ao prêmio. Após a colheita, promoveremos o Café com Cultura, uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e também o concurso de melhor café, onde os dez premiados vão em missão técnica na Semana Internacional do Café que acontecerá em Belo Horizonte (MG). Queremos tornar o café de Linhares conhecido no cenário brasileiro pela sua qualidade”, detalhou o secretário.

O produtor Nilson Pereira, de Baixo Quartel, destacou que o encontro foi bem proveitoso. “Deu para aprender muita coisa e entender que se fizermos as coisas de maneira correta a qualidade do café fica melhor e o lucro também. Vou plantar uma área de café e a palestra me fez entender que tenho que procurar um clone melhor, e assim vou fazer”, falou. O produtor de Japira que ficou em terceiro lugar no concurso Linhares Coffee no ano passado, Marinaldo Marquiori, estava atento às palestras. “A gente sempre ganha ouvindo tantos profissionais experientes e sempre temos algo a aprender. O encontro foi muito bom, gosto sempre de participar”, frisou.

O presidente da Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel (Aprombaq), Douglas Peruchi, ressaltou a importância do encontro. “Nós, produtores rurais, precisamos de ferramentas de impulso e o prefeito e o secretário Franco tem avançado na área rural para nos atender. Tem nos motivado a trabalhar com qualidade, a nos valorizarmos e permanecermos no campo para alcançarmos resultados financeiros e de satisfação. Em encontros como estes adquirimos conhecimentos desde a preparação da terra até a chegada do café à mesa do consumidor, que deseja um produto de qualidade. Quando trabalhamos de forma correta também praticamos a sustentabilidade e contribuímos com o meio ambiente”, disse.
No fim teve sorteio de brindes.



Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!