pube
Pecuária leiteira

2º TecLeite é sucesso de público em Cachoeiro de Itapemirim

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 08/10/2019 às 15h59

4 min de leitura

2º TecLeite é sucesso de público em Cachoeiro de Itapemirim

O dia de campo contou com quatro estações e palestras foram proferidas pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite.

Foto por: (*assessoria de imprensa)

Na última quinta-feira (03), foi realizado o 2º TecLeite ES &ndash, Tecnologias para a produção sustentável de leite. O evento aconteceu na Fazenda Cafundó, em Cachoeiro de Itapemirim e foi promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Fundagres, Unipasto, Agropecuária Cafundó, Cooperativa Agrária Mista de Castelo (Cacal) e Fertilizantes Heringer. Mais de 380 pessoas entre produtores rurais, profissionais da assistência técnica e estudantes participaram.

O dia de campo contou com quatro estações que abordaram os seguintes temas: produção de silagem de milho no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), dinâmica de colheita do capim BRS Capiaçu e sua utilização na alimentação dos bovinos, intensificação do uso de pastagens com novas forrageiras, e compost barn indicações de uso e limitações para o Espírito Santo.

As palestras foram proferidas pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite Alexandre Brighent, Paulino Melo, Carlos Augusto Gomide e Alessandro de Sá Guimarães.

pube

“O nosso foco foi informar aos produtores as novas tecnologias. O setor leiteiro passa por rápidas mudanças e a produção de leite tem aumentado no País. O produtor tem percebido que é preciso se abrir para os novos tempos e essas tecnologias, muitas delas, se pagam rapidamente e é uma forma dele continuar no campo e não migrar para a cidade ”, disse o pesquisador em saúde animal e qualidade de leite da Embrapa, Alessandro de Sá Guimarães.

Para o produtor e anfitrião do evento, Sávio Piassi, eventos como o TecLeite incentivam os produtores a produzir cada vez mais e melhor. “Eu já estive nos dois lados, como produtor e técnico, e acho muito importante esse momento de troca de experiências em que temos a oportunidade de conhecer os benefícios de adotar as novas tecnologias disponíveis no mercado. O apoio do Incaper e da Embrapa são fundamentais no sucesso da nossa produção ”, afirmou.

O dia de campo é uma ação que faz parte do projeto Bovinocultura Sustentável. Esse formato acontece pela segunda vez no Estado. São tecnologias desenvolvidas e recomendadas pela Embrapa e que o Incaper utiliza na rotina de assistência técnica aos produtores.

Segundo o coordenador técnico de produção animal do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello, capacitar pessoas foi o principal objetivo. Para isso, apresentamos tecnologias de base de alimentação de rebanho que é uma grande demanda na região, inclusive com o uso de máquinas e equipamentos de colheita mecanizada para orientá-los com relação aos procedimentos mais novos. Uma das palestras falou sobre o compost barn, sistema de confinamento, que pode ser uma opção interessante para produtores que possuam rebanho com elevado potencial genético, se adotado com cautela e bom planejamento. A produção de leite a pasto é e vai continuar sendo, de extrema importância para o Estado, assim bons resultados das novas forrageiras também foram apresentados ”, explicou.

O diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento. “A união entre as instituições envolvidas com as associações é de grande importância para o fortalecimento das ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Quem ganha é o produtor rural e consequentemente a agricultura capixaba ”, pontuou.

Para o presidente da Cacal, Domingos João Piassi, o evento veio para somar forças entre produtores, cooperativas e instituições. “Esse é o momento de refletirmos sobre a qualidade do leite que estamos produzindo no município e com a oportunidade de conhecer essas tecnologias vamos conseguir agregar valor à nossa produção ”, destacou.

Sobre o TecLeite

O TecLeite é uma iniciativa da Embrapa Gado de Leite, em parceria com instituições estaduais de pesquisa agropecuária e extensão rural. O objetivo divulgar tecnologias ao produtor e aproximar a pesquisa da extensão.

A realização do TecLeite ES foi possível mediante apoio dos parceiros: Fibra, Pastobras, Casa do Adubo, Biomatrix, Selita, Senar/ES, J Azevedo Tratores, Departamento de Zootecnia da Ufes, Ifes/Alegre, MMJ Tratores, Boehringer Ingelheim, OCB/ES, Colamisul, Corteva e Clac.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!