pube
Cursos

Agricultores capacitados em plantio do abacate em Domingos Martins

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 10/09/2019 às 21h17

3 min de leitura

Agricultores capacitados em plantio do abacate em Domingos Martins

Profissionais do Incaper orientaram agricultores de Domingos Martins sobre o cultivo de abacate. (*Divulgação Incaper)

Com objetivo de capacitar produtores na adubação, calagem e controle de pragas e doenças, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realizou o Dia Especial sobre a Cultura de Abacate.

O evento contou com a participação de 50 pessoas vindas de cidades como Castelo, Colatina, Conceição do Castelo e Laranja da Terra e foi realizado na propriedade de Arykern Bertholdo Lampir, na comunidade do Galo, Domingos Martins.

pube

O Dia Especial contou com palestra “Calagem e adubação ”, com o pesquisador do Incaper André Guarçoni Martins, que falou sobre a importância de se realizar a adubação e calagem corretas a fim de garantir o sucesso na produção e boa qualidade na lavoura.

O pesquisador do Incaper Helcio Costa ministrou a palestra “Manejo de Doenças do Abacate ”, na qual abordou as maneiras de identificar as doenças que afetam a cultura e os métodos de controle.

O também pesquisador do Incaper Mauricio Fornazier ministrou a palestra sobre “Controle de Pragas ”. Para finalizar, os palestrantes Arykerne Lampir e Bertholdo Kempin ministraram o “Relato de experiência com o produtor e técnica de enxertia ”.

O coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Domingos Martins, Raoni Ludovino de Sá, explicou a razão para realização do curso “Esta demanda nasceu dos agricultores, pois é uma cultura alternativa com um bom valor atual de mercado e que vem ganhando espaço substituindo áreas de outros cultivos. É uma cultura que está crescendo no município, por isso a necessidade de capacitar os produtores quanto a escolha das variedades, tratos culturais, manejo fitossanitário e mercado, pois com isso aumentamos a chance de sucesso e consequentemente a satisfação dos agricultores ”.

Segundo o coordenador, muitos produtores estão buscando alternativas viáveis para suas regiões, já que o preço do café não atingiu altos valores. O abacate está entre elas devido ao bom valor de mercado no atual momento e a demanda pela fruta.

Raoni Ludovico Sá falou ainda sobre o sucesso da iniciativa em resposta a demanda dos produtores. “O apoio da Prefeitura e dos colaboradores foi essencial para o sucesso deste evento. Em um município extenso como Domingos Martins, contamos com representantes da maioria dos distritos, o que mostra a dimensão que o abacate está tomando. O evento foi além do que esperávamos, pois contamos com produtores de diferentes municípios e também com público participativo, tornando o dia muito proveitoso ”.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!