pube
Cafés especiais

André Aguila é campeão brasileiro de Cup Tasters 2019

"Profissional da Ouro Verde teve o melhor desempenho na competição e representará o Brasil no Campeonato Mundial, em Berlim, na Alemanha "

por Assessoria de Comunicação BSCA

em 06/05/2019 às 8h53

2 min de leitura

André Aguila é campeão brasileiro de Cup Tasters 2019

Em meio a 48 participantes, que colocaram sua experiência na distinção de cafés à prova nos dias 2 e 3 de maio, o degustador da empresa Ouro Verde Cafés Especiais, André Aguila, de Ibiraci (MG), sagrou-se vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters 2019. A competição, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi realizada na O’Coffee, em Pedregulho (SP), e teve a Revista Espresso como mídia oficial.

pube
Foto: Igor do Vale/sn3p
Foto:
Igor do Vale/sn3p

Nos dois dias de disputa, os degustadores participaram de oito testes triangulares com o objetivo de distinguir, em no máximo oito minutos, qual das três xícaras possuía o café diferente, levando o menor tempo possível. Aguila, acertando todas as amostras em 5’35”, levou o título ao superar, na etapa final, Wellington Pereira, da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive), que teve sete acertos em 1’47”, e José Naves, da Nucoffee, com seis acertos em 4’11”, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Com o título, Aguila será o representante do Brasil no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que ocorrerá em junho, na cidade de Berlim, na Alemanha.


Desde 2016, a BSCA se tornou National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista, (ii) Latte Art, (iii) Brewers, (iv) Coffee in Good Spirits, (v) Cup Tasters, (vi) Roasters (torrefação), e (vii) Cezve Ibrik (café turco) &ndash, não realizado no Brasil.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!