pube
Agricultura

Assentamento Sezínio: exemplo de luta, amor à terra, diversificação e sustentabilidade

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 23/09/2019 às 15h31

4 min de leitura

Assentamento Sezínio: exemplo de luta, amor à terra, diversificação e sustentabilidade

O Assentamento Sezínio Fernandes de Jesus foi criado pelo Governo Federal em 2008. Ocupa uma área de mais de dois mil hectares no município de Linhares, onde vivem cerca de 100 famílias. (*Divulgação Incaper)

O lote 19 é o sustento do agricultor Anderson Agostini, que mora no Assentamento Sezínio em Linhares. “Na minha vida, esse lote representa tudo. É meu ganha pão de todo dia. Quase 100% do meu alimento é natural e vem daqui. Se alguém chegar e oferecer alguma coisa em troca, uma venda, eu não negocio jamais ”, disse.

Toda esta devoção à propriedade tem uma história de luta. Depois de 6 anos debaixo da lona, integrando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a família conquistou o quinhão de 7 hectares para cultivo. E desde então, passou a receber orientações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“O Incaper sempre foi meu companheiro, meu parceiro, que me ajuda desde o início. Sem ele, eu não teria chegado onde cheguei. O Incaper é um órgão que todas as pessoas tinham que se espelhar nele ”, afirmou o agricultor.

A diversificação é a marca do lote 19. “Nós começamos com café. Na época, ninguém produzia pimenta-do-reino, e eu trouxe 120 mudas. Além disso, tem cacau, goiaba, coco, banana… o cajá-mirim. Eu fiz todas as mudas através de um pé que eu ganhei. Temos ainda a criação de galinha, porco… tudo com mão de obra nossa. Quando a gente chegou, não existia energia. A propriedade fica longe da lagoa, e eu furei um poço artesiano. É dali que sai a água que bebo, que irrigo… ”

A agroecologia é a opção de cultivo escolhida não apenas pela família Agostini, mas por todas as 100 famílias que vivem no Assentamento Sezínio. “O Incaper tem sido parceiro não só nesses 12 anos de Assentamento, mas desde que era Emater. A gente ressalta essa importância, e ressalta a importância do trabalho de pesquisa e extensão. A pesquisa do milho foi fantástica, a produção da variedade crioula de milho. Nós temos que defender o Incaper ”, lembrou Edmar dos Santos Amelio, agricultor assentado, referindo-se ao Milho Imperador, a primeira variedade para produção orgânica no Espírito Santo, lançado pelo Incaper em dezembro de 2018.

pube

Banana da terra, feijão, cacau e coco também são fontes de renda no Assentamento Sezínio. A produção alimenta as famílias que vivem na comunidade e também é comercializada via Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Compra direta da Agricultura (CDA).

“Só desisti de fazer a venda na feira do bairro Três Barras porque não dava para competir com um caminhão que vinha de fora. Mas a gente tem de tudo aqui, e tudo saudável. Couve, tomate, abóbora… toda a alimentação da minha família vem da propriedade. Temos araruta para fazer polvilho… a produção é boa, graças ao apoio do Incaper. Até as galinhas caipiras que a gente tem, para ovos e carne de frango, o Incaper ajudou no melhoramento genético das galinhas ”, acrescentou Anderson Agostini.

A noiva do agricultor, Sandra Francisco, também cultiva na propriedade. Montou um pequeno orquidário, e cuida com zelo e carinho de orquídeas e suculentas. A floricultura ainda é um lazer, que enche de cores e perfumes a lida das famílias assentadas. Mas Sandra já recebe incentivo e apoio do Incaper para comercializar as flores e, desta forma, ornamentar a vida de muitas outras famílias.

Sobre o Assentamento Sezínio

O Assentamento Sezínio Fernandes de Jesus foi criado pelo Governo Federal em 2008. Ocupa uma área de mais de dois mil hectares no município de Linhares, onde vivem cerca de 100 famílias.

Todo o trabalho desenvolvido pelos assentados busca autonomia e identidade. “Queremos o endereço do Assentamento Sezínio. Quando me perguntam onde eu moro, tenho que dizer que é no Humaitá ”, argumentou Adriana da Silva Celestrini, conhecida como “Lemoa ” entre os vizinhos do Assentamento.

O Incaper esteve presente no Assentamento desde a sua origem. Um dos frutos da ação do Instituto é a existência de duas associações na comunidade: a Associação dos Pequenos Agricultores do Assentamento Sezínio Fernandes De Jesus (Apas) e a Associação Jequitibá.

Graças ao trabalho dos agricultores e ao apoio do Incaper e de outros parceiros que o Assentamento Sezínio é hoje, exemplo para o Espírito Santo. Existem diversas experiências na localidade que são fruto das ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural do Instituto. “O uso de cobertura morta nas lavouras, tutores vivos em pimenta do reino, campos de ensaio de milho, comercialização via Pnae, via Compra Direta da Agricultura (CDA), entre outras ”, listou o extensionista do Incaper Daniel do Nascimento Duarte. (*Texto editado por Redação Safra ES)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!