pube
Política

Audiência pública debate pulverização de defensivos agrícolas via drone

por Redação Conexão Safra

em 26/02/2020 às 17h45

2 min de leitura

Audiência pública debate pulverização de defensivos agrícolas via drone

Divulgação

Aconteceu na manhã da última quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Nova Venécia, uma audiência pública sobre “Aplicação de defensivos agrícolas, via drone ”. O evento foi comandado pela vereadora Gleyciária Bergamim (DEM), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, onde tramita um projeto de lei sobre o tema.

O professor e doutor em Engenharia Agrícola Edinei Leandro da Vitória e o professor pesquisador da Ufes, Ronaldo Furtado de Oliveira, mostraram resultados de pesquisas, legislação, vantagens e desvantagens do uso do drone, como também equipamentos utilizados para pulverização.

pube

Durante a audiência, a população pode fazer perguntas, dar opiniões e mostrar posicionamentos sobre o assunto.

O projeto de lei sobre a aplicação de defensivos agrícolas via drone é de autoria do presidente da Casa, Juarez Oliosi (PSB).

“Coloquei o projeto em discussão para a sociedade e a população esclarecerem dúvidas sobre o assunto. Fui procurado por representantes de associações de trabalhadores rurais e produtores da região interessados em colocar esta discussão o tema ”, diz.

Ainda de acordo com o vereador, cerca de 90% das mortes por intoxicação registradas no Hospital São Marcos são de trabalhadores que utilizam a bomba costal.

“A utilização do drone já existe, os pulverizadores agrícolas tratorizados já funcionam jogando os defensivos no ar, alcançando 70 metros a cada lado do trator. O drone iria atuar somente onde era permitido, jogando o produto próximo às plantações, em um espaço de alcance menor que a metade alcançada pelo trator. Além dessa vantagem, iria eliminar o contato direto do trabalhador com o produto ”, completa Juarez. (*Com informações da Câmara de Nova Venécia)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!