Seg, 6 de Abr
×

Busca

Estado


Chuvas abastecem barragens construídas pela Prefeitura de Linhares

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares
23/01/2020 13h16
Atualizado em 23/01/2020 14h38

As chuvas que caíram em Linhares no fim e início do ano foram suficientes para abastecer os reservatórios de água construídos pela Prefeitura no interior do município. São mais de 137 milhões de litros de água armazenados, o correspondente a 15 campos de futebol. Ao todo são 8 barragens, sendo 7 delas concluídas e uma que está em fase de finalização, beneficiando diretamente 40 famílias.

Segunda barragem do Farias (Foto: *Divulgação PLM)
Segunda barragem do Farias antes de receber o serviço

A quantidade de água acumulada nas oito barragens – duas no distrito do Farias, três em Desengano, duas em Baixo Quartel e uma em São Rafael, que será entregue breve à comunidade -, é suficiente para irrigar, por exemplo, 3.425 hectares de café por um mês, sendo importantes reservas de água, principalmente para os períodos de déficit hídrico, informou o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

“Com as barragens demos um importante passo para fomentar a sustentabilidade das comunidades rurais quanto à reserva de água. Além de garantir a irrigação do plantio, a armazenagem contribui no abastecimento do lenço freático, ajudando no fluxo constante de água durante um longo período do ano”, disse o secretário.

Primeira barragem de Desengano
Como estava a primeira barragem de Desengano antes de receber os serviços

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que a Prefeitura de Linhares preparou o município para o armazenamento de água da chuva no interior, a exemplo também da construção de mais de 4,5 mil caixas secas, que são reservatórios escavados construídos às margens das estradas, que têm cumprido sua função principal que é reter água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais, evitando também a erosão.

“Reservamos R$ 1 milhão de investimentos no biênio 2019-2020 para investimentos na reservação de água para que os produtores mantenham sua produção e aumentem também a produtividade. Agora em 2020, já estão previstas a construção de mais quarto reservatórios no distrito de São Rafael, um no distrito do Farias e uma que atenderá o Distrito de Rio Quartel. Mais de 20 famílias serão beneficiadas diretamente”, disse o prefeito, informando que a capacidade de armazenamento será de 112 milhões de litros de água, o correspondente a 13 hectares de área alagada.

Essa foi a terceira barragem construída em Desengano
Terceira barragem de Desengano antes dos serviços

O projeto de construção das barragens, que faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Depois da conclusão da primeira barragem de Baixo Quartel


Antes, a primeira barragem de Baixo Quartel estava assim


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web