pube
Safra

Colheita do café robusta da safra 2019 caminha para o fim

por Agência Estado

em 18/07/2019 às 15h00

2 min de leitura

Colheita do café robusta da safra 2019 caminha para o fim

A colheita de café robusta da temporada 2019/20 está prestes a se encerrar no Espírito Santo. Os trabalhos avançaram rapidamente nos últimos meses e, até a última semana, de 80 a 95% dos grãos haviam sido colhidos no estado capixaba. Segundo colaboradores do Cepea, as atividades nesta praça devem ser finalizadas até o final de julho. Já em Rondônia, a colheita foi encerrada na última semana.

No geral, a percepção do setor é que a produção de robusta deve ser levemente superior à estimada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), de 13,9 milhões de sacas de 60 kg no Brasil. Isso porque, apesar da redução na Bahia, por conta dos impactos do veranico, agentes acreditam que a boa produção no Espírito Santo deve resultar em colheita nacional mais próxima de 15 milhões de sacas.

pube

Quanto ao arábica, os trabalhos também vêm avançando com força, sendo que a maior parte deve ser colhida ainda neste mês, restando apenas as catações finais para agosto. As praças mais adiantadas ainda são o Noroeste do Paraná e Garça (SP), com os trabalhos atingindo de 70 a 80% da área em ambas as regiões até a última semana.

Na Mogiana (SP) e na Zona da Mata (MG), as atividades estavam entre 60 e 75% do total. Já no Sul e Cerrado Mineiro, a colheita avançava para de 60 a 70% até a última semana. A qualidade da safra de arábica, entretanto, preocupa a maior parte dos agentes consultados pelo Cepea, porque a bebida e o aspecto aquém do esperado foram observados em todas as regiões. Problemas com peneira inferior e incidência de broca também têm sido relatados mais pontualmente em algumas localidades, especialmente no Cerrado e na Zona da Mata.

Quanto à produção, colaboradores acreditam em números mais próximos do estimado pela Conab, de 36,9 milhões de sacas. Isso porque, além da bienalidade negativa, o rendimento no beneficiamento dos grãos tem sido inferior ao da temporada 2018/19.

Divulgação


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados