pube
Cooperativismo

Congresso Brasileiro do Cooperativismo debate o futuro

Evento contou com a participação do embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues

por Conselho Nacional do Café

em 10/05/2019 às 17h51

3 min de leitura

Começou na última quarta-feira (8) e termina hoje (10), em Brasília, o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). Realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o evento tem como slogan “o cooperativismo do futuro se constrói aqui” e contou com a participação, na solenidade de abertura, de autoridades como o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o presidente da Aliança Cooperativismo Internacional, Ariel Guarco, a presidente da ACI Américas, Graciela Fernandez, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino, o embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, além das cooperativas associadas ao Conselho Nacional do Café (CNC).

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou que o futuro almejado “é aquilo o que a gente desenha, imagina, sonha, compartilha e vai construir. O futuro não é um negócio que você fica esperando acontecer, precisa ser construído ”, discursou. Ele recordou, ainda, que mesmo nos momentos de crise, as cooperativas vêm se destacando. “Cooperativa é organização de gente, que cultiva, armazena e deposita confiança, indispensável na construção de um futuro melhor ”, comentou.

pube

Segundo o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o CBC é fundamental para união, troca de conhecimentos e, principalmente, traçar os caminhos do cooperativismo, que celebra 50 anos no Brasil. “O cooperativismo, sob a condução exemplar do presidente Márcio na OCB, transforma-se e se fortalece, a cada dia, na locomotiva do país. As cooperativas representam o que há de mais moderno em gestão e permitem que seus associados tenham condições dignas e atividades rentáveis ”, destaca

Brasileiro anota, ainda, que o café é um dos principais exemplos no cooperativismo. “Conseguimos maior competitividade na aquisição de insumos, temos assistência técnica e dispomos de diversas ferramentas de comercialização, o que permite nos consolidarmos como a cafeicultura mais competitiva e sustentável no mundo”, completa.

Também presente na solenidade, o embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, uma das maiores lideranças cooperativistas do Brasil, destacou que o tema escolhido para o Congresso, o futuro, deve ser pensado pelo caminho da competitividade, considerando que cooperativas são empresas e que devem agregar valores e princípios. Ele ressaltou que é importante os pequenos terem acesso à mesma tecnologia que os demais cooperados, de forma que essas ferramentas sejam inclusivas e não exclusivas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!