pube

Dias de Campo sobre Viticultura em Guarapari

por Redação Conexão Safra

em 31/10/2018 às 0h00

3 min de leitura

Dias de Campo sobre Viticultura em Guarapari

Os trabalhos foram conduzidos em duas estações. (*Foto: Divulgação)




O Escritório Local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Guarapari promoveu dois dias de campo para tratar de assuntos relacionados à viticultura. O primeiro foi realizado na comunidade de Todos os Santos, na propriedade do agricultor José Bravim. Já o segundo foi na comunidade de Buenos Aires, na propriedade do agricultor Paulo César Brambati.

pube


O Programa Municipal de Viticultura (GuaraUva) beneficia 43 agricultores de 17 comunidades rurais do município de Guarapari. Em virtude das distâncias entre as comunidades, as ações foram divididas em dois momentos. O objetivo principal foi orientar os agricultores quanto aos aspectos relacionados à nutrição da planta, podas, controle fitossanitário e implantação da estrutura da latada.


Os trabalhos foram conduzidos em duas estações. Na primeira o extensionista Cássio Vinícius de Souza abordou detalhes relacionados à nutrição da planta, poda de formação e condução e controle de pragas e doenças. Na segunda estação, o técnico em Agropecuária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) Aurinho Rocha Machado abordou detalhes relacionados à construção da latada, como disposição de mourões, instalação de arames e outros detalhes importantes.


“As mudas estão em pleno desenvolvimento, foi realizado um trabalho de implantação com base nas recomendações técnicas e boas práticas agronômicas. Nesse momento, temos de realizar algumas intervenções a fim de proporcionar condições ótimas ao desenvolvimento, monitoramento de pragas e doenças e, quando necessário, promover o controle de forma sustentável, respeitando as questões sociais, ambientais e econômicas, além de realizar a poda de formação e uma nutrição balanceada ”, explicou Souza.


Além dos detalhes importantes quanto à formação da latada, o extensionista chamou a atenção para a necessidade da realização da análise de solo, para que a recomendação de adubação seja realizada com base nos critérios técnicos.


“O Escritório Local do Incaper de Santa Teresa tem papel fundamental na implantação do projeto, principalmente, por meio do extensionista Carlo Sangali, que palestrou por diversas vezes em Guarapari e recebeu várias excursões em seu município para a capacitação dos agricultores. O município de Guarapari é muito grato ao auxílio desse grande extensionista do Incaper ”, ressaltou Souza.


O evento foi realizado pelo Incaper, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Guarapari. “Foi de extrema importância e muito produtivo para a capacitação dos agricultores, que encontram-se motivados e tratam com bastante critério e seriedade a atividade da viticultura, que já nasce de forma muito promissora no município de Guarapari ”, finalizou o extensionista.


Mais sobre o programa

O Programa Municipal de Desenvolvimento da Viticultura foi elaborado pelo Incaper e fomentado pela Prefeitura de Guarapari, por meio da aquisição e doação das mudas. O programa iniciou-se por meio de uma demanda do Executivo e várias ações já foram realizadas: palestras, excursões, visitas técnicas, atendimentos, entre outras. Os dias de campo realizados foram mais uma ação integrada do Incaper para que os agricultores tenham total acompanhamento e acesso a informação de qualidade. (*Fonte: AssCom Incaper)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados