pube
Eventos

Dicas técnicas e de gestão econômica, social e ambiental para negócios rurais

O objetivo do Seminário Rural ISA é avaliar pontos críticos do segmento e mostrar oportunidades que possam aumentar o lucro de negócios rurais

por Agência Sebrae de Notícias

em 13/03/2019 às 18h06

3 min de leitura

Dicas técnicas e de gestão econômica, social e ambiental para negócios rurais

Demonstrar que é possível aumentar a lucratividade da propriedade rural de forma consciente, por meio de práticas de gestão e sustentabilidade, é o principal objetivo do Seminário Rural ISA, realizado na última segunda-feira (11). O evento é uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES).

Durante o evento, no MS Buffet, em Vitória, os palestrantes convidados apresentaram, entre outras informações, formas de aumentar a lucratividade da propriedade rural de forma consciente, por meio da utilização de práticas de gestão e sustentabilidade.

pube
*Fotos: Divulgação

O agrônomo, especialista em administração rural, Alexandre Gessi, falou sobre metodologias que garantem o equilíbrio entre geração de renda e conservação do meio ambiente em propriedades rurais, através de planejamento e gerenciamento. Em seguida, o biólogo José Felipe Ribeiro trouxe uma palestra sobre estratégias e espécies nativas para plantios de recuperação de área de proteção permanente e área de reserva legal.

Além disso, foram abordadas aplicações práticas de manejo sustentável nas propriedades, e também foi realizada uma apresentação sobre a evolução das propriedades assistidas pelo convênio Terras Sustentáveis, iniciado em setembro de 2017. Para finalizar, a analista do Sebrae ES Vanessa Gusmão falou sobre as consultorias Sebraetec e a nova solução de Diagnóstico para Licenciamento Ambiental, que é uma ferramenta de identificação e planejamento extremamente importante para o produtor que deseja adequar/regularizar sua propriedade nos quesitos ambientais.

A realização do segundo Seminário ISA contou com o apoio dos sindicatos rurais, Incaper e secretarias de Agricultura.

Para o diretor técnico do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, a importância do evento está em instruir os empreendedores rurais sobre melhores formas de maximizar lucro e manter o ambiente sustentável.

“O plano de ação da ferramenta ISA foi construído em parceria com os produtores atendidos, de forma individual, conforme as necessidades e condições dos produtores. Esse tratamento individualizado, ao longo do ano, mostrou resultados muito satisfatórios e inspiradores, porque os desafios são colocados na medida em que a realidade do produtor se adequa àquilo. Entender espécies biológicas como aliadas e que há como aumentar lucro sem destruir o meio ambiente é o que todos nós buscamos ”, afirmou José Eugênio.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!