pube
Cafés especiais

Em parceria com o Ifes, Cooabriel promove curso de produção de cafés especiais

por Cooabriel

em 04/03/2020 às 14h21

3 min de leitura

Em parceria com o Ifes, Cooabriel promove curso de produção de cafés especiais

(Foto: *Divulgação)


pube

Já está fechada a primeira turma para o Curso de Produção de Cafés Especiais realizado pela Cooabriel, em parceria com o Ifes de Venda Nova do Imigrante. O curso é voltado aos sócios da Cooabriel que desejam melhorias na produção de café de qualidade.


As aulas acontecerão de 24 a 27 de março, em São Gabriel da Palha. Participarão nesta turma sócios das unidades de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e Alto Rio Novo.


No dia 19 de fevereiro, mais de cinquenta produtores estiveram reunidos na sede da Cooabriel, em São Gabriel da Palha, para um encontro preparatório para o curso.
Presentes à reunião, os irmãos Vanderlan e Vandislane Rossin (sócio), moradores do Córrego Santo Antônio, em Vila Pavão, avaliaram a importância da iniciativa da Cooabriel.


“A gente tem vontade de melhorar a produção de cafés de qualidade. Nós implantamos na propriedade um banco de variedades de café conilon e acreditamos que este já é um caminho. Queremos aprender a fazer qualidade e este curso será de grande importância para isto. É um curso caro e não podemos perder esta oportunidade ” avaliou Vanderlan.


A expectativa é que sejam formadas mais duas turmas. O projeto é realizado em parceria com o Ifes de Venda Nova do Imigrante e conta com a participação de três docentes da instituição: Lucas Louzada Pereira (doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande Sul&ndash, UFRS), Evandro de Andrade Siqueira (mestre em Administração pela Fucape Business School) e Aldemar Polonini Moreli (doutor em Produção Vegetal pela Ufes).

“A pesquisa já acontece há quinze anos, o curso sobre a qualidade começou em 2017 e já tivemos algumas turmas formadas na região serrana do estado, que trabalham na busca pela produção de qualidade do café. O curso tem o objetivo de reprogramar o modo de produção do café, já que entendemos que precisamos falar sobre qualidade e não quantidade. O processo de qualidade do café é de 40% pré-colheita e 60% pós colheita. A qualidade do café está toda na mão do produtor ”, afirmou o professor Lucas Louzada Pereira.



O sócio Leonardo Cuquetto, de São Gabriel da Palha, um potencial produtor de café conilon de qualidade, com frequente participação e classificação nos concursos realizados pela cooperativa, o “Conilon de Excelência Cooabriel ” (campeão da edição 2016 na categoria natural), busca aperfeiçoar as formas de apurar maior qualidade ao grão. “É muito boa esta oportunidade que a Cooabriel oferece. Penso em melhorar ainda mais a qualidade do produto e esta é uma oportunidade de evoluir ”, destacou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!