pube
Agroecologia

Encontro debate fortalecimento da agroecologia em Cachoeiro de Itapemirim

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 01/10/2019 às 16h49

4 min de leitura

Encontro debate fortalecimento da agroecologia em Cachoeiro de Itapemirim

Cerca de 90 pessoas participaram do encontro, entre elas 70 jovens envolvidos nas atividades. (*Divulgação Incaper)

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), junto com a Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativa e associações de agricultores familiares que compõem a Rede Agroecologia de Cachoeiro realizaram um encontro de Jovens rurais para a construção de perspectivas para o fortalecimento da agroecologia no município de Cachoeiro de Itapemirim. Cerca de 90 pessoas participaram do encontro, entre elas 70 jovens envolvidos nas atividades.


O objetivo do evento foi reunir jovens rurais do município e região em torno da agroecologia. Na ocasião foram apresentadas as oportunidades e desafios vivenciados por jovens para garantir a permanência digna no campo. Os jovens puderam conhecer espaços de participação deles na sociedade e a sua influência na construção e controle das políticas públicas de desenvolvimento rural, especialmente para a juventude rural e a agroecologia. No final, consolidaram linhas de ações e estratégias.
Para o extensionista Dirceu Godinho Antunes, o encontro possibilitou conhecer depoimentos de jovens rurais e ex-alunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro, suas trajetórias depois de formados, dificuldades e superações para permanecerem no campo.

pube

“A Fetaes e a Contag, mostraram a importância dos jovens rurais na participação de organizações representativas e de classe. Visitou-se a horta agroecológica e ao stand do Grupo de Estudos em Agroecologia-GEA na escola. No final do encontro, eles propuseram ações para fortalecer a participação dos jovens e a agroecologia nos processos de desenvolvimento rural no município ”, ressaltou Antunes.

Os principais temas demandados para trabalhos com a juventude rural foram a agroindustrialização da produção, educação do campo, sucessão familiar, novas tecnologias, acesso à terra, financiamento, empreendedorismo, mercados institucionais e o consenso com os pais.
“O encontro mostrou a força que o jovem tem e que ele não está esquecido. Com a agroecologia e nossa união podemos ir mais longe, por que não? ”, disse o agricultor familiar, Ricardo Paulo da Silva Azeredo, ex-aluno da Efaci.
Os participantes do evento também pediram a manutenção e fortalecimento da comercialização da produção agroecológica nos mercados institucionais, a exemplo dos casos Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), a busca por conhecimento em agroecologia e planejamento participativo, obter incentivo da família e da escola, acesso a novas tecnologias no campo, criação e fortalecimento de projetos exclusivos aos jovens rurais e a agroecologia, participação de jovens nas associações, sindicatos e cooperativas, fortalecimento das escolas famílias e de seus grupos de estudo em agroecologia, e a criação de um conselho municipal da juventude rural.
Possibilitar ações para a juventude rural, enfocando o tema da agroecologia é uma ação estratégica para garantir a sustentabilidade dos agroecossistemas manejados, especialmente com a agricultura familiar.
Carlos Daniel de Souza Ventura, quilombola, 18 anos, aluno da EFACI, membro do GEA também fez uma avaliação do encontro. “É uma gratidão imensa conscientizar filhos de produtores sobre a importância de um alimento totalmente sem agrotóxicos. Apresentamos formas alternativas para enriquecimento do solo e combate a pragas e doenças ”, afirmou.
“O encontro foi importante, pois mostrou caminhos para o protagonismo e permanência dos jovens no campo, numa perspectiva de lutar pelos seus direitos, espaço na sociedade e inserir práticas da agroecologia para a transformação de realidade ”, salientou Marcelo de Páschoa Chagas, Coordenador da Efaci.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!