pube
Tecnologia

Engenheiro de Santa Maria de Marechal cria aplicativo para analisar café

por Site Notícia Capixaba

em 06/02/2019 às 22h28

2 min de leitura

Engenheiro de Santa Maria de Marechal cria aplicativo para analisar café

*Fotos: Hélder Knidel

*Elizete De Paula Muller

O controle de qualidade dos grãos de café está ganhando uma novidade no controle das amostras que promete agilizar o processo de analise de forma precisa, rápida e objetiva em menos de 1 minuto.

pube

COFNESS! Trata-se de um aplicativo criado por Hélder Knidell de 41 anos, Mestre em Engenharia da Computação.
O COFNESS é um aplicativo para celular, capaz de identificar a qualidade de uma amostra de café em tempo recorde (menos de 1 minuto) um classificador profissional demora em média 30 minutos para classificar uma amostra de café.

Hélder explica a utilização do aplicativo.

Hélder explica a utilização do aplicativo. “O produtor poderá utilizar o Cofness para saber qual a qualidade do café que ele colheu. Uma classificação oficial e sem a necessidade de um especialista. Empresas e cooperativas usam o Cofness no processo de negociação, para identificar qual a qualidade do produto que está sendo oferecido. Utiliza-se também o Cofness no momento da entrega do café a fim de validar se o café entregue é equivalente em termos de qualidade ao que foi negociado. As torrefações também utilizam o Cofness para identificarem o café que estão torrando ”.

Hélder esclarece que nos últimos anos houve um grande avanço nas tecnologias relacionadas a análise de imagens. “Com isso tornou-se possível um carro dirigir sozinho, reconhecer uma pessoa de forma automática em imagens de câmeras, reconhecer placas de automóveis e até mesmo, reconhecer lesões malignas em imagens da pele. Essa mesma tecnologia foi aplicada para reconhecer os defeitos presentes amostras de grãos de café. É o uso de tecnologia de ponta a serviço do agronegócio, aqui especificamente, ao café ”, concluiu. O aplicativo já está em fase de teste em três empresas listadas entre as maiores do setor cafeeiro.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!