pube
Eventos

Feira Escolar é uma das atrações da ExpoSul Rural

por Assessoria de Imprensa

em 11/04/2019 às 11h36

4 min de leitura

Feira Escolar é uma das atrações da ExpoSul Rural

Estudantes e professores de 18 escolas da rede municipal de Cachoeiro são responsáveis por uma das atrações da ExpoSul Rural 2019: a Feira Escolar. Nesse espaço, alunos do ensino fundamental vão apresentar os trabalhos que produziram sobre temas da vida no campo, aspectos econômicos, sociais e culturais das cadeias produtivas regionais, valores nutricionais dos produtos rurais e sua ligação com a vida urbana.

Os estandes dessa turminha poderão ser visitados nesta quinta (11) e sexta-feira (12), das 14h às 18h, e sábado (13), das 8h às 18h, no Parque de Exposições do município, onde o evento, aberto nesta quarta-feira (10), será realizado até domingo (14), com entrada franca.

“A participação na ExpoSul fortalece as ações pedagógicas das escolas e permite a aproximação dos estudantes com as questões do campo, a valorização desse lugar, da agricultura e da agropecuária. Apesar da maior visibilidade das atividades de mineração, comércio e indústria na região de Cachoeiro, a realidade de boa parte da população do sul capixaba é fortemente ligada ao meio rural. Este é o resgate que a Feira Escolar se propõe a fazer ”, afirma a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

pube

A Emeb “Nossa Senhora das Graças ”, localizada no bairro Agostinho Simonato vai apresentar o resultado das atividades pedagógicas sobre “Alimentos Reaproveitáveis ”. Nas aulas, os alunos transformaram em receitas alimentos que costuma ser descartados. Assim, durante a feira, eles vão mostrar que cascas de abacaxi podem virar suco, abóbora com casca é ingrediente para um delicioso bolo e que cascas de chuchu e cenoura e talos de cheiro verde podem incrementar a omelete.

Os próprios estudantes buscaram as receitas na internet e depois ajudaram no preparo, o que permite à escola trabalhar pesquisas, alimentação saudável e culinária. As atividades também envolvem produção de texto, pois eles vão confeccionar um livro de receitas com o que aprenderam. “Fizemos até uma visita à feira do bairro ”, disse a gestora Viviane Buzato.

Já a Emeb “São Francisco de Assis ”, localizada no bairro de mesmo nome, aborda o tema “Leite: trabalho, consumo e reciclagem ”. Ao longo das aulas, por exemplo, os alunos confeccionaram porta-retratos e pufes a partir de caixinhas de leite.

A Emeb “Dr. Pedro Nolasco ”, no Paraíso, por sua vez, trabalhou com os estudantes o assunto “Abelha &ndash, doce mel ”, de diversas formas: desde tarefas de casa, exibição de vídeos, desenhos, até palestras e aulas de campo. “Fizemos uma visita à padaria para as crianças aprenderem sobre a receita do pão de mel. Também tivemos palestras com nutricionistas, sobre a importância do mel, e com um apicultor, sobre o processo de produção e extração desse alimento ”, conta a gestora Ida Kelly Prucoli de Amorim.

A Feira Escolar conta com diversas parcerias, incluindo Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, Sindicato Rural, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Sebrae, empresas e instituições de ensino superior.

A ExpoSul Rural 2019 é uma realização da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e do Sindicato Rural do muncípio. A programação completa pode ser conferida no site www.exposulrural.com.br.

Divulgação/AssCom PMCI

Escolas participantes e temas abordados na Feira Escolar

– Emeb “Anacleto Ramos” e Emeb “Galdino Theodoro da Silva” – Plantas medicinais e fitoterápicas
– Emeb “Aurora Estellita Herkenhoff” e Emeb “Dr. Pedro Nolasco ” – Abelha Doce Mel

– Emeb “Prof. Florisbelo Neves” e Emeb “Prof. Deusdedit Baptista ” – Amigos do Planeta: Reciclando e Fazendo Arte.
– Emeb “Jenny Guárdia e Emeb “Valdy Freitas’ – Abelha Doce Mel

– Emeb “José Taveira” e Emeb “São Francisco de Assis” – O Leite e seus Derivados: Trabalho, Consumo e Reciclagem

– Emeb “Luiz Marques Pinto e Emeb “Profº Pedro Estellita Herkenhoff” &ndash, Água: Onde ela Nasce?
– Emeb “Luiz Semprini” e Emeb “Maria das Graças Felippe” – Saúde do Trabalhador Rural
– Emeb “Maria Stael de Medeiros Teixeira ” e Emeb “Profª Gércia Ferreira Guimarães – A cadeia produtiva da Fruta / Fruta é Saúde

– Emeb “Monteiro Lobato” e Emeb “Nossa senhora das Graças” – Práticas Sustentáveis na Agricultura

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!