pube
Barragens

Fiscalização conjunta faz vistoria 14 barragens no norte do Espírito Santo

Objetivo é verificar as condições das estruturas para receber volumes expressivos de chuva.

por Gerência de Comunicação Seag

em 06/02/2020 às 19h14

2 min de leitura

Fiscalização conjunta faz vistoria 14 barragens no norte do Espírito Santo

(Foto, Divulgação)


A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) finalizaram, nesta quinta-feira (06), uma fiscalização conjunta nas barragens de acumulação de água localizadas na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas, extremo norte do Espírito Santo. A força-tarefa durou três dias e passou por 14 barragens nos municípios de Pinheiros e Boa Esperança.

pube

O objetivo da ação integrada foi avaliar as condições de segurança das pequenas e médias barragens, localizadas acima da Barragem Engenheiro Valter José Matielo (Itauninhas). Além de vistoriar a estrutura de concreto que armazena mais de 10 bilhões de litros d’água, a equipe passou por barragens de terra que acumulam volumes menores, mas, em caso de chuva forte, podem contribuir para a elevação do nível da barragem de Itauninhas.

Em todos os empreendimentos visitados, os responsáveis ou operadores foram orientados a manter o vertedouro (canal para passagem de água) desobstruído e o talude (estrutura de terra ou concreto que contém a água armazenada) sem vegetação de grande porte. A Agerh também recomendou a inscrição das barragens no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens.

De forma preventiva, a equipe técnica solicitou, ainda, a redução do nível da barragem de Itauninhas. Em dias que antecedem frente frias ou alta precipitação, a recomendação é baixar os níveis de água das barragens em pelo menos meio metro, para que elas tenham capacidade de absorver a água da chuva.

As precauções valem para todo o verão e períodos úmidos. “Essas medidas, aliadas à construção e manutenção corretas, reforçam a segurança das barragens e evitam riscos de rompimento ”, explica o gerente de Gestão de Infraestrutura Hídrica da Agerh, Tiago Lodi.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!