pube
Pesquisa

Instalada Unidade de Observação de café Arábica em Guaçuí

por Redação Conexão Safra

em 01/04/2019 às 10h23

2 min de leitura

Instalada Unidade de Observação de café Arábica em Guaçuí

Fotos Divulgação

O município de Guaçuí foi um dos 14 municípios selecionados para receber uma Unidade de Observação (UO) do projeto de seleção de cultivares de café Arábica para o Caparaó e Montanhas Capixabas. A unidade fica localizada na propriedade do cafeicultor Leandro Dessi de Paula, na comunidade de Santo Antônio.

Intitulado “Seleção de cultivares elites de café arábica para produtividade e qualidade de bebida em diferentes ambientes de cultivo nas regiões das Montanhas e Caparaó Capixaba”, o projeto é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto à Embrapa Café e ao Consórcio Pesquisa Café.

pube

Os locais para implantação do projeto e instalação das Unidades de Observação e Pesquisa contemplaram diferentes regiões produtoras do Estado e diferentes estratos de altitude.

Segundo o agente de desenvolvimento em extensão rural do escritório do Incaper em Guaçuí, Maxwel de Souza, foram plantadas na unidade local dez cultivares elite/selecionadas de café Arábica para serem avaliadas quanto à resistência/tolerância a pragas e doenças, produtividade, produção de cafés superiores especiais e raros e lucratividade do cultivo.

A condução do projeto no município ficará a cargo do escritório local do Incaper em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Incaper de Divino de São Lourenço. Os órgãos serão responsáveis por todos os monitoramentos a serem realizados ao longo dos 12 anos de pesquisa e avaliação do projeto.



Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!