pube
Cafés especiais

Jonathan Piazarolo é o novo campeão brasileiro de torra

por Assessoria de Comunicação BSCA

em 09/09/2019 às 23h33

3 min de leitura

Jonathan Piazarolo é o novo campeão brasileiro de torra

A excelência para alcançar a torra perfeita foi atingida por Jonathan Piazarolo, da torrefação Trentino Cafés Especiais, de Vitória (ES). Entre os dias 4 e 7 de setembro, no Mercado Municipal de Curitiba (PR), ele superou 23 competidores e conquistou o título do 3º Campeonato Brasileiro de Torra, competição que integra o cronograma de ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation ”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais foram anfitriãs do certame, que teve como presidente do júri Danilo Lodi, expert em competições de torra e representante da World Coffee Events (WCE).

pube

Como competidor que se manteve mais fiel à curva de torra planejada, Piazarolo também será o representante do Brasil no World Coffee Roasting Championship, a competição mundial da categoria, que ocorrerá de 15 a 18 de novembro, em Taipei, Taiwan.

“Meu trabalho é torrar café todo dia e esse foi o meu preparo. Vou conversar com o Doni, que ganhou no ano passado, para ver como ele pode me ajudar. Também sei que contarei com uma rede de apoio bacana dessa galera toda aqui da competição e, principalmente, da BSCA”, revela o campeão brasileiro sobre como se preparará para o certame mundial.

Piazarolo destaca a importância da BSCA no desenvolvimento dos torrefadores com a realização de cursos e campeonatos, que fomentam o desenvolvimento contínuo da categoria e, consequentemente, contribuem para o fortalecimento de toda a cadeia, desde o pequeno produtor até o consumidor final, além de fomentar a qualidade dos profissionais de torra do país. “Fiquei surpreso demais com o resultado, que ficou acima da expectativa. Agradeço a BSCA por todo esse trabalho que realiza. Agora é me preparar e ir para cima no mundial”, conclui.

Durante a competição, os torrefadores tiveram que planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento, produzido em propriedades da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, e passaram por três etapas práticas com o torrador da anfitriã Probat Leogap: treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra, classificação física do café oficial por defeitos e peneira, e torra do café oficial. O segundo lugar do campeonato ficou com a torrefadora Michele Loreto, da Global-Way Importex &ndash, Café Diamante da Chapada, de Curitiba (PR), e o terceiro colocado foi Jack Robson Silva, da Just Coffee Treinamento e Consultoria, de Varginha (MG).

Divulgação


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!