pube
Pesquisa

Laboratórios do Idaf recebem certificado de acreditação do Inmetro

por Assessoria de Comunicação Idaf

em 12/11/2019 às 14h45

4 min de leitura

Laboratórios do Idaf recebem certificado de acreditação do Inmetro

(Foto: *Assessoria de Imprensa)


Referência no Estado para análises da qualidade do leite e diagnóstico em saúde animal, os laboratórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alcançaram o nível máximo de excelência em suas análises.

Localizados em Cariacica, os laboratórios que realizam exames de diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), raiva e da qualidade do leite foram aprovados na avaliação de acreditação na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além de atestar a qualidade técnica e de gestão, a acreditação também qualifica o laboratório do Idaf a emitir laudos, cujos resultados são reconhecidos internacionalmente e habilita seus ensaios para que sejam credenciados junto à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

pube

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, ressaltou a importância da acreditação dos laboratórios do instituto para os produtores capixabas. “Esse reconhecimento é o primeiro passo para colocar o Espírito Santo em posição de destaque no Brasil, beneficiando toda a cadeia agropecuária e da saúde pública, demonstrando a preocupação do Governo com a questão. Após obtermos o credenciamento junto ao Mapa conseguiremos, por exemplo, reduzir o custo para os nossos produtores e criadores, que deixarão de enviar as amostras para outros Estados ”, disse.

De acordo com o subgerente da qualidade do laboratório do Idaf, Marcus Vinícius Rodrigues, a acreditação é resultado de um trabalho iniciado em 2013 e sua obtenção trará uma série de benefícios. “A acreditação cria um ambiente favorável para os negócios capixabas, uma vez que produtores, cooperativas e agroindústrias passam a ter, no Estado, análises oficiais nessas áreas à disposição de suas atividades. Além disso, o trabalho desenvolvido pelo Idaf passa a figurar em elevados patamares de qualidade técnica e de gestão ”, explicou Marcus.

Para o gerente de diagnóstico laboratorial, Thiago Farias da Silva, a acreditação do Inmetro é resultado do empenho da equipe e dos gestores. “Não teríamos conseguido obter a acreditação sem o envolvimento dos nossos servidores e a atenção dada pela atual Diretoria do Idaf, que sempre trataram o assunto com prioridade ”, afirmou.


Saiba um pouco mais sobre os laboratórios:

Leite: O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf realiza análises de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e determinação do percentual de gordura, proteína, lactose e sólidos totais em leite cru.

AIE: O Laboratório de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina foi referência no Estado do Espírito Santo no diagnóstico dessa doença, que atinge os equídeos. Com a acreditação do Inmetro, o Idaf voltará a realizar o diagnóstico da doença, logo após o credenciamento junto ao Mapa.

Atualmente, o controle da AIE no Estado conta com o apoio do Laboratório do Ministério da Agricultura, que fica em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Raiva: O Laboratório de Diagnóstico da Raiva é o único laboratório no Espírito Santo desta natureza. O local atende à toda demanda diagnóstica do Estado, inclusive, às provenientes das secretarias municipais de saúde, instituições de ensino e clínicas veterinárias particulares.

São analisadas, gratuitamente, em torno de 800 amostras por ano de animais de produção através de notificações do produtor rural ao Idaf, e também de animais de companhia, como cães e gatos, além de animais silvestres.

Além do Idaf, somente o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem o laboratório de diagnóstico da raiva acreditado pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, porém o instituto capixaba é o único que atende aos programas de raiva do Ministério da Saúde, por meio das secretarias municipais e estaduais de saúde.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!