pube
Água

Mais duas barragens entregues a produtores em Linhares

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 12/09/2019 às 19h19

3 min de leitura

Mais duas barragens entregues a produtores em Linhares

Mais duas barragens foram entregues nesta quarta-feira (11) aos produtores rurais de Desengano, somando assim três reservatórios entregues este ano na localidade, na zona rural de Linhares. As duas barragens beneficiarão diretamente 13 famílias e têm capacidade de armazenar 35 milhões de litros de água. Agora, as máquinas da Prefeitura de Linhares estão trabalhando na região do Farias que será contemplada com duas unidades.

*Fotos: AssCom PML

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, esteve em Desengano e recordou das duas já entregues à comunidade de Baixo Quartel e que São Rafael será a última a ser contemplada nesse primeiro pacote de serviços. “Além dessas oito barragens construídas nesse primeiro momento, estamos com um edital em andamento para construção de mais seis. Já reservamos mais de R$ 1 milhão para investirmos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias o que contribuirá no fomento da produção agrícola ”, disse o prefeito.

O produtor Eduardo Busato, que tem propriedade em Córrego do Ouro, falou da importância desse projeto. “Vai agregar e muito na minha propriedade, pois só assim conseguimos ter água, que é a principal benfeitoria para uma área rural e, a partir daí, se ter uma boa produção. Já sofremos muito com a seca e precisamos da represa para aumentar o nível do lençol freático e é um meio de reservar água em períodos mais críticos. Há anos sofremos muito com períodos de grandes de seca, por isso, essa benfeitoria realizada pela prefeitura é tão importante ”, frisou.

pube

O agricultor Fernando Sonegheti sonhava há anos com a execução desse serviço. “Hoje a situação do produtor não está fácil devido à crise do café, e uma benfeitoria dessa mantém o lençol freático mais alto e um volume maior de água para abastecimento, além de tornar a propriedade mais agradável, mais bonita. Esse reservatório vai ajudar na durabilidade da água, e isso nos traz mais segurança, porque se não tivermos água não se consegue manter nada ”, ressaltou.

“Essas barragens são importantes para os produtores manterem sua produção e aumentar também a produtividade com o acesso à água armazenada. Fizemos um planejamento para construção de reservatórios de água, seguindo sempre as recomendações do projeto, autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), para avançarmos com a infraestrutura no interior e oferecer ao produtor condições favoráveis para que continuem avançando com sua produção ”, disse o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo, e os vereadores Gelson Suave e Joel Celestrine.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!