Dom, 5 de Jul
×

Busca

SENAR

Cafeicultura


Marilândia recebe exposição e concurso de qualidade do café Conilon

Por Assessoria de Comunicação do Governo
14/09/2019 0h25
Atualizado em 16/09/2019 18h42

*Fotos: Kátia Quedevez

Começou nesta sexta-feira (13) e segue até hoje (14) a 1ª Expo Conilon, na Fazenda Experimental do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) de Marilândia, noroeste do Estado A mecanização para regiões de topografia acidentadas do Espírito Santo é o tema do evento, que vai receber também o 3° Concurso de Qualidade de Café Conilon. Participaram ainda da solenidade secretários de Estado, além de produtores rurais e pessoas ligadas ao setor agrícola.

Para o governador, Renato Casagrande, o compromisso do Governo é com o resgate da agricultura no Estado, dando apoio às atividades do homem do campo. Além do fortalecimento dos órgãos ligadas ao setor, como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Incaper, ele destacou também o desenvolvimento de atividades voltadas também à infraestrutura.

“Encontramos o Incaper literalmente destruído. Estamos reestruturando para que o homem do campo tenha apoio e possamos desenvolver nossas regiões criando oportunidades e tornando o Estado mais justo e competitivo. Nós estamos potencializando as atividades de infraestrutura, como o calçamento rural e o Caminhos do Campo. Também estamos estudando um modelo para levar Internet às comunidades urbanas do interior”, afirmou o governador.

*Foto: Adriano Zucolotto/Governo ES

A programação da 1ª Expo Conilon traz diversos assuntos voltados para a cadeia produtiva do café no Espírito Santo, além de mostrar o estágio atual do agronegócio da cafeicultura capixaba, nacional e mundial, sua potencialidade no Espírito Santo e, em particular, nas regiões de topografia acidentada, difundindo ainda experiências com avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócios.

O evento também contará com estandes e dia de campo que vai apresentar na prática as principais tecnologias disponíveis, principalmente, em relação a máquinas e equipamentos que melhoram as condições de trabalho e rendimento do serviço aos cafeicultores que trabalham em topografia acidentada.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, momentos como o de hoje fortalecem a cafeicultura e valorizam os produtores, fornecendo conhecimento e mostrando a força do Incaper:

“Nossos extensionistas estão fazendo um trabalho de excelência no Estado. As pesquisas e ações do Instituto colocam o café capixaba no topo de qualidade. Somos referência nacional e temos os melhores cafés do Brasil, que ano após ano têm ganhado prêmios e concursos por todo o País. Uma história como a do café capixaba merece respeito, valorização e investimento em infraestrutura rural. Na Seag, vamos dar a atenção que o setor merece”, garantiu.

“O Espírito Santo é referência na produção de café e a disponibilização dessas tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelo Incaper visam diminuir custos, e melhorar as condições de trabalho do produtor rural, além de estimular o agronegócio da cafeicultura no Estado. Para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado, o governador autorizou mais um investimento para o Incaper: a compra de mais 40 veículos para o fortalecimento da instituição”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

Durante a exposição acontecerá a solenidade de premiação do 3º Concurso de Qualidade de Café Conilon de Marilândia, que vai premiar os produtores locais participantes, valorizando seu pioneirismo e contribuição para a mudança cultural na produção de café conilon regional.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web