pube
Eventos

Melhores baristas de 2019 são anunciados na Semana Internacional do Café 2019

Campeonatos profissionais revelaram os baristas, brewers e cup tasters mais feras do Brasil em evento que terminou na sexta-feira (22) no Expominas

por Assessoria de Imprensa

em 25/11/2019 às 15h34

5 min de leitura

Melhores baristas de 2019 são anunciados na Semana Internacional do Café 2019

Eram 100 competidores para três títulos que condecoram os melhores do país no preparo do café e na prova da bebida: Campeonato Brasileiro de Barista, Campeonato de Preparo de Café (Brewers) e Campeonato de Prova de Café (Cup Tasters). Promovidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) durante a Semana Internacional do Café 2019 (SIC), os campeonatos revelaram na noite de sexta-feira (22) os melhores profissionais.

(Fotos: *Divulgação SIC 2019)

Júlia Fortini, de Belo Horizonte (MG), foi eleita a melhor preparadora de cafés, Leonardo Moço Ribeiro, de Curitiba (PR), o melhor barista nacional, e Phelippe Nascimento, de Carmo de Minas (MG), o melhor provador de cafés.

A mineira, proprietária de duas unidades da Academia do Café, uma das cafeterias pioneiras da capital mineira na divulgação de cafés especiais, se dedicou nos últimos quatro meses para o campeonato. “Não ganhei sozinha. Todos aqueles que trabalham comigo e me apoiam venceram comigo. Estou muito emocionada e feliz. Escolhi o café que usei na prova às cegas e brinco que a gente viaja sem sair do lugar. O café que usei foi da Etiópia, um gueixa 1931, com muito aroma. Essa foi a segunda vez que competi &ndash, a primeira foi em 2017 &ndash, e esse tempo foi fundamental para que eu pudesse melhorar minha técnica ”.

pube

O tetracampeão brasileiro de barismo Leonardo Moço, de 40, celebrou a quarta vitória fazendo uma homenagem à cultura indígena brasileira. Moço usou um café canéfora (robusta/conilon) especial em sua prova, fruto de um trabalho que vem desenvolvendo com comunidades indígenas produtoras dos grãos. “Estou muito feliz em associar meu trabalho aos produtores indígenas de café, pois o Brasil é uma vastidão, há vários estados produtores de café e

mostrar isso para o mundo é muito importante ”. Ele usou três cafés na sua prova &ndash, de Minas, Paraná e Rondônia. “Busquei a pluralidade, pois somos vários. E trazer isso tudo para prova da Semana Internacional do Café foi uma forma de revela toda a grandeza dos produtores e do nosso país ”.

Phelippe Nascimento atua na exportadora CarmoCoffees, empresa localizada em Carmo de Minas, na região produtora Mantiqueira de Minas, que tem grande destaque nacional e mundial.



Como são as provas de barismo – Não é fácil passar pelas provas de barismo, que puderam ser assistidas pelo público visitante da SIC 2019. Para o Campeonato Brasileiro de Barista, cada competidor teve 15 minutos para entregar quatro espressos, quatro bebidas com leite e quatro drinques de assinatura. Nessa prova, não há uma ordem a ser seguida: é o próprio barista quem escolhe como fará a apresentação. Porém, a tarefa não é só preparar as bebidas: ele precisa explicar para os juízes a origem do café e sobre todos os insumos usados como leite, misturas, ingredientes e criação de cada drinque. Higiene, organização e criatividade contam na avaliação.

Para quem competiu no Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers), era necessário ter habilidade no preparo de cafés filtrados. Durante as eliminatórias, os competidores precisaram completar duas rodadas de serviços &ndash, o compulsório e o serviço livre. No compulsório, três bebidas foram preparadas usando cafés em grãos fornecidos pela organização. No serviço livre, o competidor apresentou o seu café aos juízes e explicou sobre a origem, a escolha do grão e do método.

Já o Campeonato Brasileiro de Prova de Café (Cup Tasters) avalia o profissional que demonstra capacidade na distinção sensorial dos cafés especiais. Nessa prova, o objetivo do participante é conseguir apontar as xícaras diferentes. São oito triangulares em que duas xícaras têm o mesmo café e uma o café diferente. O objetivo é distinguir, o mais rápido possível, qual é a xícara diferente, usando suas habilidades de olfato, paladar, atenção e muita experiência.

Os Campeonatos Brasileiros de Barismo têm a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) como National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo.

O Campeonato Brasileiro de Barista 2019 teve o patrocínio oficial da Melitta, máquina oficial Astoria, água oficial Bunn e leite oficial Itambé, já o Campeonato Brasileiro de Preparo de Café teve patrocínio oficial da Melitta e equipamento Bunn, e o Campeonato Brasileiro de Prova de Café, patrocínio do equipamento Bunn e cafés Fazendas Klem e Fazenda Recanto.

Sobre a Semana Internacional do Café – A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Reuniu de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional: produtores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Contou com cerca de 40 eventos, entre seminários, workshops, competições profissionais, cursos, sessões de cuppping (provas de café), entre outros.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!