pube
Pesquisa

Óleo de girassol para cicatrizar ferida em cavalos em Alfredo Chaves

por Redação Conexão Safra

em 27/12/2018 às 0h00

2 min de leitura

Óleo de girassol para cicatrizar ferida em cavalos em Alfredo Chaves

(*Foto: Divulgação)


pube

*Redação


Comum na cozinha e na indústria de cosméticos, o óleo da semente do girassol está sendo usado para curar feridas em cavalos em Alfredo Chaves, região serrana do Estado. Dois veterinários começaram a utilizar o extrato da planta para melhorar o processo de cicatrização. A descoberta deu-se
logo após uma vasta pesquisa para uma dissertação de mestrado.


O médico veterinário
Luiz Antônio de Oliveira Júnior, que realizou o trabalho para conclusão do
mestrado em Ciência Animal, explica as vantagens da planta para tratar também da pele dos equinos. “Nos cavalos, os ferimentos são relativamente frequentes, e esses animais apresentam características únicas na cicatrização. A semente de girassol possui princípios ativos que aceleram esse processo em até dez dias ”. Outra vantagem do uso deste medicamento natural, segundo Luiz, é o baixo custo e o fácil acesso, uma vez que o óleo é facilmente encontrado no mercado.


Já o veterinário
Vinicius Fardin ressalta as propriedades do óleo. “A semente de girassol é rica em ácidos graxos, o que possibilita sua extração a partir de prensagem mecânica a frio, que consiste em, literalmente, prensar os grãos até o óleo ser extraído. Como esse processo não possui aquecimento, muito dos nutrientes e compostos não se degradam, mantendo-se presentes. Deixando assim o óleo mais eficaz ”, finaliza. (*Fonte:
Assessoria Associação Capixaba de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador- ACCCMM)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!