pube
Cafeicultura

Parceria com fundação alemã em projeto sobre gestão da água na cafeicultura

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 18/09/2019 às 20h49

3 min de leitura

Parceria com fundação alemã em projeto sobre gestão da água na cafeicultura

*Fotos: AssCom PML

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, recebeu na sexta-feira (13) em seu gabinete, junto ao secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, o representante da Fundação Neumann, Élio Brito. Na ocasião, foi firmada parceria para desenvolver um projeto que visa implementar ações voltadas à
gestão da água na cafeicultura com foco no uso racional na agricultura e na sociedade. O modelo é bem sucedido no Vietnã e agora chega ao Brasil com esse projeto inovador em Linhares que será desenvolvido a partir deste mês na comunidade de Baixo Quartel.

O projeto piloto estava em desenvolvimento desde o ano passado pela Fundação e em análise na Nestlé, na Suiçá. Segundo o representante da Fundação no Brasil, Élio Brito, a escolha por Linhares foi motivada, entre outros fatores, pelo ambiente favorável nas políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Linhares no setor rural.

pube

“O objetivo deste projeto é reduzir os riscos da escassez hídrica com a melhor gestão de água. Linhares tem feito todo um esforço para superar os desafios do futuro, de reservar mais água, que certamente diminuirá impactos no futuro. A grande contribuição do nosso projeto é trazer uma visão de gestão da água para conseguirmos reservar tanto no momento de fartura, quanto de escassez, e aí existem várias tecnologias e projetos no mundo para nos auxiliar e motivar. A região escolhida foi o Baixo Quartel, onde desenvolveremos um estudo para gerar conhecimentos e levantar os riscos hídricos presentes e futuros e quais projeções de futuros ”, pontuou Élio.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, disse que essa parceria é fruto das ações integradas dos programas de Qualidade do Café e de Conservação de Água e Solo. “O projeto completa as ações já realizadas pela prefeitura, desenvolvendo a gestão do uso racional da água e sobre o manejo mais eficiente da irrigação na cafeicultura. O projeto da Fundação será um complemento importante nas ações que visam melhorias da situação hídrica no interior, como já estamos fazendo com a construção de caixas secas e barragens ”, observou o secretário.

“É muito gratificante para nós produtores de Baixo Quartel sermos os primeiros do Estado contemplados com este projeto que visa economizar água e, também, gerar mais economia no bolso do produtor. Fico muito feliz com a notícia, pois a partir da iniciativa vamos estar preparados para enfrentar crises hídricas. Além disso, é um importante momento para o nosso futuro, pois ninguém vive sem água ”, destacou o presidente da Associação de Moradores e Produtores de Baixo Quartel, Douglas Peruchi.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que a cidade está de portas abertas para receber o projeto. “Somos um município conhecido como cidade das águas e sermos escolhidos para um projeto como este que busca desenvolver ações sustentáveis é muito gratificante. Estaremos sempre de portas abertas para receber projetos e trabalhar parcerias tanto com a iniciativa privada quanto as organizações não governamentais e também as comunidades, que envolvam principalmente os jovens. Espero que Linhares seja para este projeto referência no Estado e nosso país ”, acrescentou o prefeito.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!