pube
Brasil

Plano Safra está pronto para ser lançado, diz Tereza Cristina

por Coordenação geral de Comunicação Social Mapa

em 10/06/2019 às 14h05

2 min de leitura

Plano Safra está pronto para ser lançado, diz Tereza Cristina

Ministra participou da abertura do One Agro, em Campinas (SP). (*Foto:
Guilherme Martimon/Mapa)

A ministra Tereza Cristina disse nesta segunda-feira (10) estar confiante que o Plano Safra 2018/2019 será lançado nesta semana. Tereza Cristina destacou que nesta terça-feira e quarta-feira o Congresso Nacional irá analisar e votar o projeto de crédito suplementar (PLN 4/19), que inclui R$ 10 bilhões em recursos para equalização dos financiamentos do plano.

“O plano está pronto para ser lançado. Assim que a gente tiver sinalização de que o Congresso votou, é uma questão só de agenda para o lançamento, mas já começa a acontecer ”, disse a ministra, após participar da abertura do One Agro, evento que reúne líderes do agronegócio, em Campinas (SP), para debater ciência e tecnologia digital, sustentabilidade e desenvolvimento e o impacto do agronegócio brasileiro no mundo.

pube

De acordo com a ministra, o plano previsto para 2018/2019 irá oferecer novas ferramentas de acesso ao crédito para médios e grandes produtores. “Pequenos agricultores estarão absolutamente protegidos ”, afirmou.

Tereza Cristina voltou a defender um modelo permanente para que o agricultor tenha previsibilidade na hora de tomar financiamento para custeio e investimento, tendo em vista que a preparação do cultivo começa com, pelo menos, seis meses de antecedência.

Na abertura do One Agro, a ministra ressaltou o aumento da produtividade agrícola brasileira aliada com a sustentabilidade. Segundo Tereza Cristina, nos últimos anos, a produção nacional cresceu 386%, com aumento de apenas 33% da área cultivada. A ministra pediu a colaboração de todos na luta contra a desinformação sobre o agronegócio, principalmente nas redes sociais.

“Não entendo porque denegrir a imagem de um setor que produz, que dá emprego e que cada vez usa mais tecnologia e tem mais preocupação com a sustentabilidade ”, disse.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!