Sáb, 28 de Mar
×

Busca

Cooperativismo


Presidência da Abrabor é transferida para Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo

Por Assessoria de Comunicação OCB/ES
12/02/2020 12h03
Atualizado em 12/02/2020 19h39

(Foto: *Divulgação)

A Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor) tem um novo presidente para o biênio 2020/2021. A presidência do conselho administrativo foi transferida para a Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo (Heveacoop), uma organização constituída em 1991.

A primeira reunião de trabalho da nova formação aconteceu no dia 5 de fevereiro, na sede da Heveacoop, em Vila Velha. No encontro, Pedro Inácio Wandekoken, novo presidente da Abrabor – pela Heveacoop, Fernando do Val Guerra, diretor executivo da associação, Humberto Nunes de Morais, diretor-presidente da Heveacoop, e Nádia Delarmelina, diretora secretária da cooperativa, trataram da transferência da presidência da entidade, definindo assuntos administrativos e financeiros, organizando o cronograma de trabalho e delineando as principais ações.

“Estamos alinhando os trabalhos. Hoje, quatro entidades mantém a entidade: Apabor [Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha], Aprob [Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins], Coopbores [Cooperativa dos Produtores de Borracha do Espírito Santo] e Heveacoop. É natural que a presidência da associação tenha vindo para o nosso Estado. Desde a sua fundação, em 2014, a associação tem sido muito positiva para o setor”, afirma Wandekoken.

O novo presidente destaca a gestão do seu antecessor, Antônio Carlos da Costa, presidente da Aprob-GO/TO, e acrescenta que “a nossa intenção é continuar os trabalhos em desenvolvimento em prol da cadeia produtiva”.

Ano começou agitado

A Abrabor já iniciou as ações de 2020. Em janeiro, a entidade participou de uma reunião com a ministra da Agricultura da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, para tratar das demandas da cadeia produtiva da borracha natural.

“Levamos para a ministra um diagnóstico do setor feito por uma empresa de consultoria, junto com alguns outros pleitos, como a regularização da parceria rural no setor heveícola”, destaca Wandekoken.

Nova diretoria busca união

Ontem, 6 de fevereiro, representantes da Abrabor, Coopbores e Heveacoop se reuniram com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, visando estreitar o relacionamento interinstitucional e discutir os gargalos da heveicultura nacional e capixaba.

Participaram da reunião Pedro Wandekoken e Fernando Guerra, pela Abrabor; Milton Lister Cheibub David e Jairo Oliveira Júnior, pela Coopbores; Nádia Delarmelina, José Umbelino e Humberto Nunes de Moraes, pela Heveacoop.

“Precisamos nos unir, convergir para um ponto comum que permita fazer um trabalho consistente”, destaca Wandekoken.

Sobre a Abrabor

A Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor) foi fundada no dia 24 de abril de 2014, em São Paulo, por ocasião do 7º Encontro Nacional da Borracha Natural, evento bienal realizado pela Lateks, empresa mantenedora do site Borracha Natural. O encontro é integrado à Expobor, maior feira da indústria de borracha da América Latina.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web