pube
Crédito

Safra 2019/20 inicia com avanço de 23% nas contratações de crédito rural, diz governo

por Reuters

em 09/08/2019 às 21h41

2 min de leitura

Safra 2019/20 inicia com avanço de 23% nas contratações de crédito rural, diz governo

Divulgação Mapa

As contratações de crédito rural na safra 2019/20 apresentaram avanço de 23% em julho na comparação com mesmo mês do ano anterior, somando 16,5 bilhões de reais, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura.

A maior parte dos financiamentos no mês de início de safra foi destinada para custeio, com 11 bilhões de reais, enquanto 2,7 bilhões foram para investimentos, segundo balanço de financiamento agropecuário divulgado pela pasta.

pube

A contratação de pequenos e médios produtores para custeio saltou 40% ante mesmo período da temporada anterior, para 4,78 bilhões de reais, enquanto para investimentos houve avanço de 34%, para 906 milhões de reais.

Os financiamentos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tiveram alta de 34%, enquanto no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) subiram 38%.

“O desempenho do crédito rural neste início de safra é superior ao da safra passada e flui normalmente em todas as linhas de financiamento ”, afirmou em nota o diretor de Financiamento e Informação do ministério, Wilson Vaz.

As contratações para comercialização saltaram 39%, influenciadas pela redução nos preços dos grãos, de acordo com a pasta, enquanto os desembolsos para investimentos cresceram 35% e para industrialização, de 42%.

O ministério também destacou a contribuição de recursos provenientes da emissão de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) para o crédito rural&mdash, as contratações com essa fonte aumentaram para 2 bilhões de reais em julho, ante 827 milhões no mesmo mês de 2018, uma expansão de 146%. (*Por Gabriel Araujo)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!