pube
Cooperativismo

Sistema OCB/ES participa de missão Internacional na Alemanha em busca de exemplos de inovação

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 12/11/2019 às 11h20

3 min de leitura

Sistema OCB/ES participa de missão Internacional na Alemanha em busca de exemplos de inovação

(Foto: *Assessoria de Imprensa)


Com frequência, falamos sobre a velocidade com que os avanços tecnológicos chegam em nossos lares e o impacto que provocam em nosso modo de vida. Na agricultura, não é diferente. Num cenário onde o Brasil desponta como um dos principais produtores de alimentos, é importante que as cooperativas se fortaleçam em inovação. E a intercooperação é um caminho para isso.

pube

Pensando na troca de experiências e a busca por modelos de inovação, o Sistema OCB/ES participa junto às demais unidades estaduais de uma missão técnica na Alemanha entre os dias 10 e 16 de novembro. O objetivo é conhecer as estratégias implementadas por cooperativas agropecuárias alemãs e, quem sabe, transferir essas ideias para o Brasil. Representando o Espírito Santo estão o Gerente de Desenvolvimento Cooperativista Valdemar Fonseca dos Santos e o Coordenador de Tecnologia da Informação Everaldo Sather de Rezende.

Ao longo da semana, os participantes vão fazer visitas técnicas a algumas cooperativas, além de reuniões com representantes da plataforma de comércio eletrônico Raiffeisen Networld e, também, com especialistas do Sistema de ERP compartilhado. Na sexta (15), a Missão Técnica vai conhecer a feira Agritechnica. Realizada a cada dois anos, ela é uma das maiores exposições de máquinas agrícolas do mundo. O evento também é palco para a apresentação de produtos de fertilização e proteção das lavouras.

Acompanhando uma comitiva de Cooperativas do Rio Grande do Sul, que por meio de convênio com a DGRV (Sistema Cooperativista Alemão), a comitiva brasileira busca aprender sobre soluções tecnológicas para a melhoria da produtividade no campo, agricultura de precisão e mercado. Também participam da missão a própria Unidade do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, além de outros parceiros. Para o Superintendente do Sistema OCB/ES Carlos André, oportunizar seu time para atividades como esta é de importância singular para que os colaboradores do Sistema OCB/ES possam aprender, trocar experiências e fortalecer a aprendizagem, a fim de prestarem, cada vez mais, serviços de qualidade às nossas Cooperativas.

PARTICIPANTES
O grupo brasileiro é composto pelo diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio de Andrade Madalena, pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e pela gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader. Além deles, a equipe verde-amarela também conta com representantes de unidades estaduais, cooperativas e federações do ramo agropecuário.

INOVAÇÃO
No Brasil, a transformação para o digital ainda é um desafio. Por isso, entre os pontos a serem observados nas visitas estão o tipo de liderança e gestão empregadas pelas cooperativas e qual a realidade tecnológica delas. A partir disso, o Sistema OCB deve fortalecer a parceria com a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) e somar conhecimento para incentivar e apoiar a implementação de projetos semelhantes em cooperativas brasileiras.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!