pube
Pecuária

Sistema reduz mortalidade de bezerras em Bom Jesus do Norte

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 31/01/2019 às 10h07

2 min de leitura

Sistema reduz mortalidade de bezerras em Bom Jesus do Norte

Essa tecnologia possibilitou até o momento a ausência de mortalidade dos animais. (*Foto: Divulgação)

Com o objetivo de melhorar a eficiência na criação de bezerras, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recomendou e implantou na propriedade do senhor Argilano Araújo Teixeira, na comunidade de Baixo Jardim, em Bom Jesus do Norte, o sistema de criação denominado “Argentino ou Tropical ”. Essa tecnologia possibilitou até o momento a ausência de mortalidade dos animais.

Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a metodologia de criação requer cuidados na alimentação e manejo. Apesar de estarem em um local restrito, o conforto é garantido, pois há acesso à sombra de acordo com a posição do sol, além de não ocasionar a presença de barro e excesso de urina no ambiente, mantendo o bem-estar do animal.

pube

Vantagens

A vantagem desse sistema é a redução da incidência de doenças. Além disso, as bezerras não realizam mamadas cruzadas, diferente do sistema convencional – que induz a presença de tetas afuncioanais e mastite em novilhas.

“Além de expandir o número de bezerras de 3 para 10, tive a oportunidade de criar os machos, que anteriormente doava para os vizinhos e agora vejo a possibilidade de venda para produção de baby-beef ”, disse Argilano Araújo Teixeira

A persistência do produtor nesse sistema irá proporcionar aos demais produtores da região, a criar bem suas bezerras com menor custo. “Esse sistema está sendo bastante procurado pelos pecuaristas e essa propriedade tem sido uma vitrine. Realizamos um dia especial com grande participação de produtores de leite, que viram além da criação de bezerras, temas como irrigação, alimentação volumosa, pastejo rotacionado, controle de endo e ectoparasitas com tratamento homeopático ”, explicou o extensionista Jarbas Teixeira Borges Júnior.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!