pube
Internacional

Vietnã abate 1,2 mi suínos em meio a surtos de peste suína africana pelo país

por Reuters

em 13/05/2019 às 15h17

2 min de leitura

Vietnã abate 1,2 mi suínos em meio a surtos de peste suína africana pelo país

Reprodução

O Vietnã sacrificou mais de 1,2 milhões de suínos infectados com peste suína africana, disse o governo nesta segunda-feira, à medida que o vírus continua a se espalhar rapidamente no país do Sudeste Asiático.

Os suínos respondem por três quartos do consumo total de carne no Vietnã, um país com 95 milhões de habitantes onde a maior parte do rebanho local de 30 milhões de suínos é criada domesticamente.

pube

O vírus foi detectado inicialmente no Vietnã em fevereiro, tendo desde então se espalhado para 29 províncias, incluindo Dong Nai, que fornece cerca de 40% da carne suína consumida em Ho Chi Minh, polo econômico ao sul do país.

“O risco de o vírus espalhar ainda mais é muito alto e a evolução do surto é complicada ”, disse o governo em um comunicado.

O governo acrescentou que muitas províncias falharam em detectar surtos e abater os suínos infectados da maneira adequada devido à falta de recursos e do espaço necessário para enterrar os animais mortos.

A doença, que não causa danos para humanos mas é incurável em suínos, também tem se espalhado rapidamente pela vizinha China.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aconselhou em março que o Vietnã declarasse o surto de peste suína africana como uma emergência nacional.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!