pube
Eventos

Visitas técnicas vão percorrer circuitos turísticos durante a Ruraltur em Venda Nova

A abertura da Ruraltur 2019 será no próximo dia 21 com seminário, exposições, atrações gastronômicas e culturais

por Rádio FMZ

em 12/11/2019 às 15h32

4 min de leitura

Visitas técnicas vão percorrer circuitos turísticos durante a Ruraltur em Venda Nova

(Foto: *Assessoria de Imprensa)


Falta apenas uma semana para Venda Nova do Imigrante se tornar a capital do Turismo Rural no Brasil. A Ruraltur 2019 começa no próximo dia 21 e a expectativa é grande e positiva para o evento que segue até o dia 24 de Novembro. Além de visitas aos estandes, a programação do evento é composta por seminários, aula-show de culinária e visitas técnicas a restaurantes e propriedades do agroturismo do município e da região de Pedra Azul, em Domingos Martins.

De acordo com a secretária executiva do Convention Montanhas Capixabas, Andréia Rosa, a Ruraltur vai oferecer atividades durante todo o dia e também a noite. O evento está dividindo em três momentos. N primeira parte, durante a manhã, será realizado seminário voltado para o setor de turismo, com assuntos sobre inovação, políticas públicas, indicação geográfica, dentre outros. Esses temas serão abordados em palestras que ocorrerão na quinta-feira (21), sexta-feira (22) e sábado (23), de 08h às 12 horas, no auditório do Ifes &ndash, Venda Nova.

“A partir do meio-dia, será a saída para o almoço em restaurantes da região. Durante a tarde, serão visitadas mais três propriedades, de 12h30 até às 17 horas. Nós formatamos em torno de seis roteiros, com as propriedades de agroturismo referência aqui de Vedna Nova e também de Pedra Azul. Por dia, são quatro empreendimentos que cada roteiro contempla ”, explica Andreia. Ela acrescenta que os roteiros terão condição de atender até 490 pessoas por dia e as visitas técnicas têm parceria com a Canaltures.

As exposições nos estandes da feira, dentro do Centro de Eventos, também começam na quinta (21), a partir das 16 horas e seguem até às 22 horas. O mesmo horário se repete na sexta-feira (22). Já no sábado, a programação é estendida até meia-noite e no domingo das 10h às 16 horas.

pube


Haverá estantes de municípios e regiões turísticas capixabas, bem como expositores de outros estados como a Paraíba, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, dentre outros.


Negócios

Ainda de acordo com Andréia, a Ruraltur vai possibilitar o encontro de empresas e investidores que irão conhecer as potencialidades do Espírito Santo. Dentro da programação está previsto uma rodada de “oportunidades de negócios ”. “Nesse formato, já haverá negócios diretos. Virão operadoras participar dessa rodada, em que os empreendimentos de Venda Nova e região vão ter oportunidade de se apresentar, mostrar e vender o destino ”.


O secretário municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo, salienta que a Ruraltur é um momento de compartilhar conhecimento e gerar oportunidades. “Além do ganho real da movimentação da economia no final de semana, eu acho que a gente ganha o ano inteiro. Conhecer, aprender ensinamentos, socializar opiniões, conquistar clientes, construir ideias, além da legislação do que há de mais moderno em nível de Brasil. O legado que irá ficar é esse, cada vez mais o turismo tem buscado essas experiências. O turista não quer só o produto, ele quer vivência, saber como acontece a produção na propriedade, a família. Isso temos muito a mostrar e muito a entregar ”, disse o secretário.



Atrações gastronômicas e culturais


Os participantes da Ruraltur 2019 também poderão conhecer um pouco mais da cultura e peculiaridades de diversos locais do Estado. Isso será possível com as opções gastronômicas e atrações culturais que irão dar um toque especial à programação da feira.


O público poderá assistir às aulas-show com os chefs Gilson Surrage e Ana Venturim. A praça de alimentação da feira será formada por seis restaurantes e cinco cervejarias artesanais das Montanhas Capixabas.


Organização

A Ruraltur é uma feira de turismo rural de nível nacional que surgiu no Nordeste. É a primeira vez que o evento vem para a região Sudeste. A edição 2019 está sendo organizada a várias mãos, no seguinte formato: organização: Agrotures e Convention Montanhas Capixabas, corealizadores: Sebrae, Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e prefeitura Municipal de Venda Nova. Além desses parceiros que estão ligados diretamente, há o apoio do Ifes, do Senac e do Senar. Foi criada uma comissão que se reúne, periodicamente, desde o mês de março deste ano.


Clique aqui para acessar o site da Ruraltur. fazer inscrição e conferir a programação.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!