pube
Reflorestamento

Consultores recebem treinamento do Reflorestar nesta terça (30) e quarta (31)

Só neste ano de 2018, foram liberados pelo Bandes mais de R$ 9 milhões de investimentos aos serviços ambientais

por Redação Conexão Safra

em 30/10/2018 às 0h00

2 min de leitura

Vinte e um consultores participarão da quarta edição do Treinamento do Programa Reflorestar nesta terça (30) e quarta-feira (31), no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O Programa é uma parceria do próprio Bandes com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e a capacitação servirá para orientar aos consultores sobre a elaboração dos projetos do Programa.

Os consultores, profissionais treinados para atuar na elaboração e acompanhamento de projetos de financiamentos, atuam nos municípios de Alegre, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Ibatiba, Irupi, Iuna, Montanha, Muqui, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus e Vila Velha. No caso do Reflorestar, eles recebem uma capacitação específica para acompanhar os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) dos produtores participantes do Programa.

pube

Só neste ano de 2018, foram liberados pelo Bandes mais de R$ 9 milhões de investimentos aos serviços ambientais de aproximadamente 3 mil hectares, e são os consultores os responsáveis pela elaboração e pelo monitoramento junto aos produtores.

O treinamento contará com base teórica e prática, passando pelas diversas instâncias do Programa. Além disso, o acompanhamento vai da parte de monitoramento, documentação, até os tipos de serviços realizados em cada operação ambiental.

Com os consultores devidamente treinados, sabendo das condições e da elaboração de projetos, é possível chegar ao produtor capixaba. “O Bandes tem feito um esforço de mobilização graças à nossa rede de parceiros-consultores, que consegue chegar ao produtor rural no interior ”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.

O Reflorestar visa promover a restauração de nascentes e da Mata Atlântica por meio da conservação e estímulo à adoção de práticas de uso sustentável dos solos. Com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, o Programa pretende ampliar a atuação em todo o Estado. (*Fonte: AssCom Bandes)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!