Dom, 16 de Jun
×

Busca

Segurança alimentar


Rastreabilidade garante qualidade dos produtos no Espírito Santo

Por Gerência de Comunicação Seag
21/03/2019 16h03
Atualizado em 27/03/2019 23h11

Divulgação

O procedimento de rastreabilidade realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), faz com que produtores rurais se adequem às normas de segurança que garantem a qualidade e a procedência dos produtos hortifrutigranjeiros.

O coordenador de Projetos da Seag, Luciano Fasolo, participou, nessa terça-feira (19), do Seminário Estadual sobre Estratégias de Organização e Comercialização da Produção para Agricultores e Agricultoras Familiares, realizado organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).

No Seminário, Fasolo falou aos produtores rurais da importância da rastreabilidade para o aumento da qualidade dos produtos agrícolas. “É um procedimento que permite a identificação e procedência dos produtos hortifrutigranjeiros que são vendidos na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em feiras e supermercados. O objetivo é garantir a excelência da produção agrícola”, destacou.

O evento foi realizado no Sindicado dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Montagem no Estado do Espírito Santo (Sintraconst), em Vitória.

Rastreabilidade

A Portaria conjunta Seag/Sesa nº 001-R exige, desde 2018, que os produtores hortifrutigranjeiros do Estado sigam regras de armazenamento adequado dos produtos, tenham etiquetas de identificação e registro de vendas, emitam nota fiscal e guardem registros agronômicos e notas fiscais de agrotóxicos utilizados nas plantações.

Desde a implantação da Portaria, a Seag se preocupa em orientar e dar condições para que os agricultores melhorem cada vez mais a qualidade dos produtos agrícolas que chegam à mesa dos capixabas todos os dias, promovendo encontros e capacitações para os produtores.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web