Qua, 16 de Out
×

Busca

Tecnologia


Empresa incubada no Ifes desenvolve solução para pesagem de carga

Por Assessoria de Imprensa Ifes
15/08/2019 18h23
Atualizado em 26/08/2019 23h58

*Fotos: Divulgação Ifes

Ter uma boa ideia é fácil, mas transformá-la em produto e levá-la ao mercado é trabalhoso. Para apoiar empreendedores nesse processo, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) possui toda uma estrutura para dar suporte a empreendimentos inovadores, por meio da incubadora. A Incubadora do Ifes é vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e está organizada em núcleos incubadores.

Um dos núcleos é o Núcleo Incubador do Campus Vitória, o Nivix, estabelecido desde 2016 e localizado na Fábrica de Ideias. Uma das empresas incubadas no Nivix é a MPA Soluções de Engenharia, que desenvolve soluções de automação e tecnologia para outras empresas, com ênfase no atendimento ao setor industrial. A empresa foi criada por Guilherme Lima Barbarioli, Henrique Silva Costa e Paulo José de Almeida Barbosa. Dois dos sócios são alunos de programas de mestrado do Ifes: Henrique cursa o Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis, do Campus Vitória; e o Paulo é aluno do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra.

Incubada desde abril deste ano, a MPA está trabalhando no Sensor Roll, uma solução para pesagem do conteúdo de caçambas modelo Roll on Roll off. Da cabine, o motorista será informado do peso da carga içada e se está de acordo com a capacidade do caminhão, reduzindo custos de manutenção, multas e acidentes provenientes de sobrepeso.

Paulo, que é diretor de desenvolvimento da MPA, ressalta que o projeto foi desenvolvido baseado numa demanda de um cliente, no final de 2017. “Modelamos o projeto, mas a proposta comercial não foi aprovada. Com recursos próprios, investimos no desenvolvimento do projeto durante um ano. O conceito do projeto foi validado em simulações CAD e experimentalmente com um protótipo construído por nós mas, ao apresentarmos novamente a proposta para a empresa, não obtivemos sucesso”, conta. A partir dessa negativa, a MPA buscou outras alternativas, como a incubação.

E a empresa já vê resultados consequentes da incubação. “O principal ponto que o Nivix colaborou com o desenvolvimento do empreendimento foi no incentivo à revisão e construção do modelo de negócios adequado, um olhar crítico sobre a apresentação do produto e um reforço positivo quanto ao potencial do produto”, destacou Paulo. No momento, a empresa busca parceiros para realizar o teste real do Sensor Roll, além de trabalhar no desenvolvimento de outros produtos, como a ATT360, uma máquina automática para realização de ensaios de fotos publicitárias de produtos em 360°.

*Para saber mais sobre esses e outros produtos desenvolvidos pela MPA clique aqui.

Incubadora

A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups, organizações da sociedade civil). Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

O Ifes conta, atualmente, com 12 núcleos incubadores que trabalham em rede e prestam suporte para os empreendedores, fortalecendo o ambiente de inovação e criado oportunidades na economia local. Saiba mais sobre a Incubadora s do Ifes em agifes.ifes.edu.br.

Nivix

O Núcleo Incubador Vitória está localizado na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, e tem como linhas de atuação Eletrotécnica; Metalurgia; Mecânica; Construção civil; Geoprocessamento; Tecnologias educacionais; Segurança do trabalho; Práticas desportivas; Tecnologias para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; Economia criativa e Cooperativismo.

O Nivix está selecionando empreendimentos para incubação, com inscrições abertas até 30 de setembro. O núcleo também divulgou edital de seleção para o curso de pré-incubação, na modalidade Competências Empreendedoras, com inscrições abertas até 26 de agosto. Os editais estão disponíveis em vitoria.ifes.edu.br/editais-do-campus.

*Mais informações pelo e-mail: incubadora.vi@ifes.edu.br


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web