Dom, 26 de Jan
×

Busca

Treinamento e Capacitação


Cultura do palmito pupunha é discutida em dia de campo

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
18/04/2019 0h25

Marechal Floriano se destaca por ter 120 mil hectares plantados e uma produção de 350 toneladas por ano. (*Foto: Divulgação Incaper)

Mais de 70 pessoas participaram do dia de campo da pupunha em Marechal Floriano. A realização foi do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e aconteceu na propriedade do produtor Elizeu Huber. O objetivo da atividade foi apresentar técnicas para o plantio da palmeira.

A programação contou com a estações sobre mudas, plantio, condução e tratos culturais da cultura da pupunha, com o extensionista do Incaper Raoni Ludovino de Sá; consórcio da pupunha e café e seus benefícios, com o pesquisador do Incaper João Batista Araújo; colheita e semi-processamento do palmito pupunha, com o produtor Elizeu Huber e Agroindústria Familiar- processo de adequação para regularização da produção do palmito pupunha, com a química Simone Lage.

Segundo o extensionista do Incaper e um dos organizadores do dia de campo, Ubaldino Saraiva, o município se destaca por ter 120 mil hectares da palmeira pupunha plantada e uma produção de 350 toneladas por ano. Isso se deve à produção ser feita em consórcio com café.

“Estamos trabalhando há alguns anos para que o produtor tenha quatro ou cinco atividades na propriedade para segurar a produção. Com isso, na hora que um produto estiver ruim no mercado, você tem outra opção para vender. Isso equilibra a questão financeira”, disse Saraiva.

O período da semana santa é uma época que se tem bastante procura pelo palmito no município e nos outros períodos do ano a produção é distribuída na feira municipal, restaurantes, feiras da Grande Vitória e por produtores que entregam nas casas dos consumidores.

“O evento foi positivo porque o produtor rural acredita no Incaper e nosso objetivo junto com a pesquisa é levar conhecimento para os agricultores fortalecendo a atividade rural não só em Marechal Floriano, mas em todo Estado. Nosso papel é levar tecnologia ao campo para que possamos produzir com segurança, preservando o meio ambiente e protegendo o solo”, afirmou.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web