Sáb, 8 de Ago
×

Busca

SENAR AGOSTO 2020

Treinamento e Capacitação


Curso de derivados do cacau é realizado em Viana

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
17/05/2019 23h15

Floricultores capixabas e produtores interessados na atividade participaram do evento. (*Divulgação Incaper)

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Prefeitura Municipal de Viana, organizaram o curso derivados de Cacau para ensinar o aproveitamento integral do fruto do cacau. A atividade aconteceu no Centro de Qualificação Profissional do município.

Com a participação de 18 pessoas, o curso contou com uma parte teórica sobre o histórico do uso do cacau como fonte de renda e práticas de higiene durante a transformação da matéria prima em produtos elaborados, colheita, lavagem e quebra do cacau.

Os alunos colocaram a mão na massa e fizeram 16 receitas dos derivados do produto, como geleia, creme, cocada, licor e o chocolate artesanal, que necessitou de 36 horas na máquina para ser feito.

O técnico agrícola da Comissão Executiva do Plano da Lavoura (CEPLAC), Álvaro Cândido da Silva, que ministrou o curso, destacou a importância da capacitação para os alunos. “O curso foi para mostrar e promover a utilização dos derivados do cacau, com isso melhorar a renda não só do produtor, mais de todos que trabalham com agricultura, de forma alternativa e econômica”, disse o técnico.

Segundo a extensionista do Incaper de Viana, Carolina Fernandes, o curso foi um sucesso. “As participantes tinham uma expectativa grande, elas aprenderam muito com as novas receitas, além de como vender e produzir o cacau. Inclusive elas saíram com vontade de criar uma associação em conjunto para fazer doce”, declarou.

No final cada participante ganhou uma apostila com as receitas e um kit com tudo que foi produzido no curso.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web